A Bolha econômica muitas vezes é negada por economistas experientes, acreditando que ela não exista de fato.
No entanto, esta afirmação baseia-se no fato de que o valor intrínseco de um ativo não pode ser observado dentro de um mercado real. Isso só pode acontecer mediante à uma análise retrospectiva. E nesta perspectiva, se torna muito difícil determina-la.
No entanto, para aqueles que estão fortemente ligados ao mercado econômico, ao perceberem especulações sobre a Bolha podem aproveitar desta oportunidade para que então, possam aumentar o valor de seus ativos, superando o valor real. Não é um investimento seguro, mas pode causar boas surpresas, porém é preciso ter coragem para arriscar.
∙ Consequências de uma Bolha Econômica
Ao valer-se do aumento dos ativos estes podem se tornar um grande risco para a economia, uma vez que, ela também tem a capacidade de interferir negativamente nela.
As Bolhas comumente aparecem em momentos de instabilidade econômica, porém, alguns estudos e pesquisas realizados recentemente afirmam que elas também podem ocorrem em períodos de estabilidade.
Neste caso em específico, os investidores tem uma grande chance de retorno do seu investimento antes que elas entrem em colapso.
∙ A Bolha econômica em um contexto histórico
Existem casos na história que se destacaram devido ao fato de serem particularmente chamativos.
A exemplo disso, no século XVIII o comércio de Tulipas trouxe aos negociantes holandeses muitos lucros, a período que se passava, o preço das flores aumentava drasticamente, até que em determinado momento houve uma forte queda nos preços. Assim, muitos investidores foram à falência neste período, sem que pudessem sair deste momento de crise.
Neste tocante, no século XX, mais precisamente no ano de 1990 tendências envolvendo tecnologias e imóveis movimentaram o mercado o que influenciou muitos investidores, no entanto, neste período houve momentos de inflação o que fez com que muitos deles falissem.
∙ Os processos que envolvem a bolha econômica
Os estudos relativos à Bolha Econômica não limitados e requerem muitas análises uma vez que ela tem sido responsável pela queda e aumento de preços no mercado.
Neste viés, os economistas buscam por formas de identificar e prever quando e onde as bolhas ocorrerão, e isto requer metodologias e ferramentas qualitativas e quantitativas que ajudem a identificar quando e por qual motivo ocorrem as flutuações de preço, bem como, uma análise sobre o comportamento dos investidores no que tange a este aspecto. No entanto, estes estudos ainda estão em desenvolvimento e não são totalmente confiáveis.
Por MAYARA VICENTE DE ASSIS