Você sabe o que é um basilisco? Descrito em diversas mitologias, como a grega, a nórdica ou até mesmo na Bíblia, essa criatura mitológica colocava medo em muitas pessoas.
O basilisco na mitologia
Essa criatura é descrita de diversas formas, algumas dizem que ele é uma serpente gigante e com chifres, outras dizem que a serpente contem pequenos braços. Já em outras mitologias, esses pequenos braços são alterados para asas.
Não os confunda com um dragão, sua semelhança em algumas culturas e mitologias existem, mas são apenas semelhanças físicas, sendo criaturas completamente diferentes.
Uma coisa que existe em comum em quase todas as mitologias que apresentam essa criatura, é a forma como ele nasce.
Basta colocar um ovo de cobra para ser chocado por um galo, ou o ovo de um galo ser chocado por uma cobra (sim, galos não colocam ovos, mas não esqueça que estamos falando de mitologia, certo?).
Assim nasce o basilisco, que possui muitos poderes, tais como:
- Um simples olhar para a criatura mata qualquer ser vivo (semelhante ao poder da Medusa);
- Seu veneno é muito poderoso, em algumas mitologias a criatura deixa seu veneno por onde passa, ou quando ferida o veneno subiria pela arma do atacante o envenenando;
- Em algumas mitologias o basilisco pode voar;
- Abrir a terra e rochas com a sua respiração.
Esses são apenas alguns de seus poderes.
Formas de matar um basilisco
As semelhanças com a medusa não para apenas em sua capacidade de matar qualquer coisa que olhe para ele.
Uma das formas de matá-lo seria utilizando uma superfície espelhada, mas, ao contrário da medusa, aqui o basilisco que deveria olhar para o seu próprio reflexo. Isso faria com que ele mesmo se mata-se com o seu poder.
Outras formas de matá-lo são:
1. Doninha
A única criatura que não é afeta pelos poderes do basilisco seria a doninha. Ela é capaz de lutar por horas e até mesmo, dias com a criatura, até matá-la.
Caso o basilisco fira a doninha, essa se refugia para comer arruda, também a única planta que não é afetada pela criatura.
Quando recuperada a doninha retorna ao confronto. Ela faz isso até que consiga matar o basilisco.
2. Galo
Outra forma de matar essa criatura é utilizando um galo. Isso tem ligação com o seu nascimento, já que o galo está ligado diretamente a ele.
O canto do galo é algo que traz profundo sofrimento e dor ao basilisco. De fato se ele ouvir o canto do galo por algum tempo, esse pode levá-lo a morte.
Basilisco na Bíblia
Até mesmo na Bíblia essa criatura é encontrada. Porém, as citações ao basilisco não se devem a criatura mitológica em si.
Acontece que basilisco, em Hebraico, é o nome dado a cobras venenos.
Então é isso, os basiliscos encontrados na Bíblia são, na verdade, cobras venenosas, sem poderes algum. Apenas foi mantida a tradução literal da palavra, em vez de adaptá-la para a atualidade.
Basilisco na cultura pop
Essas criaturas estão presentes em vários campos da cultura pop. Talvez a mais conhecida da atualidade seja a sua presença (cuidado com o spoiler) em Harry Potter e a Câmara Secreta.
Nesse livro e também filme, um basilisco está presente na escola de bruxaria, dentro de uma câmara secreta e utiliza as tubulações de água e esgoto para atacar os alunos.
Os poderes da criatura, como seu veneno e matar quem olhe para ela, estão presentes no livro/filme, ele tenha sido alterado para o poder de petrificar suas vítimas.
Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.