O barroco pode ser descrito como um movimento artístico e histórico do século XVI que influenciou os mais diversos tipos de arte. O barroco começou na Itália, espalhou-se pela Europa e América.
O período barroco surgiu no final do período renascentista, apresentando características opostas, e possui fortes ligações com as ações de reformas que estavam ocorrendo na igreja católica (Contrarreforma).
Enquanto no período renascentista se valorizava a razão e perfeição nos detalhes das obras, no barroco havia a valorização do sentimento, emoções e todo o conjunto harmônico criado.
No início, o movimento era visto apenas como uma ligação da arte à religiosidade católica, como meio de fortalecimento da fé, mas depois passou a ser utilizado em palácios e outros locais como uma forma de mostrar poder e extravagância.
Características gerais do barroco
O barroco possui características rebuscadas na arte e literatura. Essas características podem ser vistas como um reflexo dualista entre o homem e o divino.
A religiosidade católica presente na época e o paganismo que estava presente no período do renascentismo, foi o que colaborou para que o barroco se tornasse essa arte com uma das principais características, o conflito religioso. Na arte barroca é possível notar:
- A luta entre o emocional e o racional, onde prega-se que a fé deve atingir o ser humano não somente pelo racional, mas também pelo emocional;
- Utilização de efeitos decorativos visuais como curvas, colunas retorcidas e outros efeitos similares;
- Junção da arquitetura e escultura;
- Muita utilização de contradições como luz x sombra e bem x mal, por exemplo;
- Grande conflito entre o corpo e a alma;
- Linguagem muito culta, rebuscada e exagerada;
- Pinturas que possuem efeitos ilusionistas.
Temáticas mais utilizadas na literatura barroca
- Fuga da vida e incerteza das coisas que estão ao redor;
- Morte e expressão máxima das coisas que não são eternas;
- Traz o tempo como um agente da morte e a solução de tudo;
- Castigos que são decorrentes do pecado humano;
- Arrependimento;
- Há muita narração de episódios que possuem tragédias;
- Nas obras barrocas é possível notar muito erotismo e misticismo;
- Há um imenso apelo à religião.
Arquitetura
A arquitetura do período barroco é vista como uma arquitetura extravagante, carregada de excessos em sua ornamentação. A arquitetura barroca foi uma das formas mais importantes de manifestação da Reforma Católica através da arte.
Com a integração da Contrarreforma (Reforma Católica) e a arte, o objetivo principal era fazer com que o observador se sentisse transportado para a cena a ser demonstrada.
Por este motivo, é extremamente comum vermos a arquitetura barroca em locais religiosos, o que pretendia passar a grandiosidade da arte cristã.
Além desse tipo de arquitetura contribuir imensamente para a arte, ela trouxe uma imensa revolução urbanística, pois com a criação de novos edifícios, principalmente de características barrocas, fez-se necessário um planejamento para os centros urbanos que ainda não existia na época.
Pintura
A pintura barroca é extremamente marcada por um estilo religioso, onde há envolvimento de drama e contrastes entre coisas opostas, como o claro e escuro, por exemplo. Além disso, ocorre a demonstração do estado emocional e um grande apelo aos sentidos.
Escultura
Com relação às esculturas do período, é possível notar que elas são extremamente ricas em detalhes e possuem um alto grau de perfeição estética.
Como o período estava intimamente ligado à igreja católica, o clero incentivou diversos artistas a trabalharem em obras que induzissem ao drama nas obras religiosas e fizesse com que tudo se tornasse o mais convincente possível, reforçando as crenças pregadas pelo catolicismo.
Barroco na Europa
O barroco europeu valorizava muito as cores e era comum haver a representação destas em contrastes, a exemplo disso são as sombras e a luz, que eram muito utilizadas no estilo de pintura barroca.
Nas pinturas era comum retratar passagens bíblicas, história da humanidade, a vida da burguesia, naturezas mortas, dualidades e outros temas. As esculturas possuem obras com faces humanas e marcadas por emoções, em especial o sofrimento.
Alguns dos principais artistas do barroco na Europa são: Velásquez, Caravaggio, Van Dyck e Frans Hals, Rembrandt e Vermeer e Rubens.
Barroco no Brasil
No Brasil, o barroco recebeu uma grande influência de Portugal. O movimento artístico veio junto com os primeiros missionários católicos, que vieram à Bahia com o intuito de catequizar os índios.
Pelo fato do Brasil na época não possuir um governo sólido, não era possível realizar financiamentos para pinturas e outras obras de artes que necessitassem de um pouco mais de recursos financeiros. Por conta disso, a cultura barroca no Brasil foi manifestada por meio de esculturas, arquitetura e principalmente literatura.
Os principais artistas do barroco no Brasil foram: Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Gregório de Matos, Bento Teixeira, Manuel Botelha de Oliveira e Padre Antônio Vieira.