Barack Obama foi o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Com o slogan “Yes, we can” (sim, nós podemos) ele se elegeu em 2008 ao vencer John McCain e foi reeleito em 2012 ao vencer Mitt Romney.
Nascido no Havaí, Obama tem duas filhas, já foi senador estadual e federal, antes de tomar posse em um dos cargos mais almejados do mundo. Ele foi responsável pelo fim da Guerra no Iraque e em seu mandato ocorreu a morte de um dos terroristas mais procurados da história: Osama Bin Laden.
A infância
No dia 04 de agosto de 1961 nascia em Honolulu, a cidade mais populosa do Havaí, Barack Hussein Obama II ou simplesmente Barack Obama. Filho da antropóloga Stanley Ann Dunham e do economista Barack Obama, ele é fruto da miscigenação, visto que sua mãe era branca e seu pai negro.
O pai do futuro presidente dos Estados Unidos nasceu em 1936 no Quênia, em uma cidade chamada Nyangoma-Kogelo. Foi durante uma aula de russo na Universidade de Honolulu que ele conheceu a mãe de Obama, nascida em Wichita, Kansas, Estados Unidos.
Com apenas 3 anos de idade seus pais se separam e ele passa a viver apenas com sua mãe e seus avós. Ao completar 6 anos, Obama se muda para a Indonésia, o maior arquipélago do mundo. A motivação para esta mudança é o fato de sua mãe ir morar junto com seu novo marido, Lolo Soetoro, que viria a ser o padrasto de Barack Obama.
Aos 09 anos nasce a meia irmã de Obama, Maya Soetoro-Ng, filha de sua mãe e seu padrasto. Aos 10 anos ele volta para o Havaí para estudar em um bom colégio, através de uma bolsa. Nesse período ele passa a morar apenas com seus avós.
No ano de 1982 seu pai de sangue morre em um acidente de carro em Nairóbi, capital do Quênia. Sua mãe morreu em decorrência de um câncer no ovário no ano de 1995.
Estudos
Entre os anos de 1975 e 1979 Obama estudou no Colégio Punahou. O colégio ficava bem próximo ao prédio onde morava com seus avós. Foi esse colégio que abriu os caminhos para que estudasse na Universidade de Columbia, onde cursou Ciências Políticas e se especializou em Relações Internacionais.
Mas antes de entrar em Columbia, Barack Obama passou pelo Occidental College, em Los Angeles. Em 1985 ele passa a morar em Chicago, trabalhando com comunidades carentes. Durante esse período ele foi professor de direito na Universidade de Chicago, ao tempo em que trabalhou em uma grande empresa de advocacia, que ficava em Chicago.
Em 1988 Barack Obama realiza a sua primeira viagem pela Europa e neste mesmo ano entra para Harvard. Então ele começa sua pós-graduação na renomada Universidade de Harvard, cursando direito. Foi lá que ele conheceu a mulher que viria a se tornar a sua esposa, Michelle Robinson.
Em 1990 Obama já quebrava preconceitos, ao ser eleito o primeiro presidente negro da “Harvard Law Review”, uma revista criada por alunos da Universidade no ano de 1887.
Michelle Obama
Dizem que por trás (ou ao lado) de um grande homem, há uma grande mulher. O caso de Obama não é diferente: sua esposa estudou em duas das melhores Universidades do mundo, Princeton e Harvard, onde conheceu seu marido, em 1989. Chegaram a trabalhar na mesma empresa e, após um tempo de namoro, em 1996 casam-se e, como fruto dessa relação, nasceram duas filhas: Malia (1998) e Sasha (2001).
Vida pública
O início de sua vida pública foi em 1992, quando trabalha na campanha de Bill Clinton, após se filiar no partido democrata. Em 1995 Barack Obama publicou sua autobiografia “A origem dos meus sonhos” (Dreams From My Father), na qual falou sobre temas controversos, incluindo seu envolvimento com drogas.
Em 1997 Obama se torna senador do estado de Illinois, quando teve o maior número de votos da história deste estado. Em 2004 ele torna-se senador dos Estados Unidos e, dois anos depois – em 2006 – lança seu segundo livro “A Audácia da Esperança”, em que fala sobre sua trajetória, sobre questões religiosas, guerras e até mesmo sobre o Governo George Bush.
Em 2007 ele anuncia que irá concorrer para as eleições presidenciais de 2008. As condições não eram favoráveis à sua eleição. Alguns motivos para isso eram:
- Recém chegado a Washington. Apesar de já possuir carreira como senador, ainda era pouco conhecido na capital americana;
- Embora poucos confessem, uma cultura racista é presente pela população norte-americana. Poucos acreditariam que um negro pudesse vir a se tornar presidente dos Estados Unidos;
- Verbas limitadas. Obama não tinha dinheiro para fazer campanha. A internet foi a sua grande aliada.
Em contrapartida a isso, Obama precisava encontrar seus pontos fortes. Ele era muito carismático e um excelente orador. Em sua campanha, a mudança era o principal termo utilizado e seu slogan foi “Yes We Can”.
O dia 04 de novembro de 2008 é marcado na história mundial como a data que o primeiro negro é eleito como presidente dos Estados Unidos. O seu discurso e o de seu vice, Joe Biden, foi ouvido presencialmente por 125 mil pessoas.
Aos 47 anos ele se tornou o 44º presidente dos Estados Unidos, vencendo o republicano John McCain. O tema de campanha – “mudança” – deu fim ao governo republicano de George Bush, demonstrando que esse era o espírito do povo norte-americano, que procurava algo novo.
No dia 20 de janeiro de 2009 Obama tomou posse do cargo mais visado do mundo. Quando isso ocorre, a situação financeira do país não era estável. Com uma proposta que inclui muitos cortes no orçamento, ele começa a colocar em ordem aquela situação do país. Durante seu primeiro mandato, cria a chamada Obamacare, que tem como objetivo ampliar os serviços de saúde aos cidadãos americanos.
Em 10 de dezembro de 2009, ainda no primeiro ano de seu mandato, Obama recebe o Prêmio Nobel da Paz. Obama sempre foi contra a Guerra do Iraque e venceu este prêmio pela busca da paz mundial. Ele foi o grande responsável pelo processo de paz no Oriente Médio. No seu primeiro ano de mandato fez compromissos para reduzir o estoque de armas nucleares.
Em 2012 Obama concorre novamente às eleições dos Estados Unidos e agora seu slogan de campanha é “Forward” (“Para frente” ou “Seguir em frente”), apelando para os eleitores norte-americanos a continuar em frente na busca pelo que foi conquistado no seu primeiro mandato.
Nessa campanha ele ressaltou as conquistas de seu governo, como a criação de empregos, alterações no sistema de saúde e as conquistas de paz, como o fim da Guerra do Iraque e a morte de Bin Laden.
No dia 07 de novembro de 2012, após uma campanha acirrada contra Mitt Romney, Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos. Sua vitória foi folgada, conquistando 332 colégios eleitorais, contra 206 de Mitt Romney.