Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil, mais conhecido como BACEN foi criado no ano de 1964. Leia o artigo e saiba mais sobre ele!

O Banco Central do Brasil, mais conhecido com BACEN, CB ou BCB é o responsável por proporcionar a estabilidade econômica ao Brasil, por meio da regulação do sistema financeiro e também manutenção do poder de compra da moeda.

continua depois da publicidade

Sem a atuação do Banco Central do Brasil seria muito difícil manter as relações econômicas estabilizadas.

É justamente o BACEN que determina que as instituições financeiras devem prestar alguns serviços bancários de forma gratuita aos correntistas, assim como também, oferecer talões de cheques, cartão de crédito, entre outros.

Para que haja o funcionamento de qualquer instituição financeira é necessária a autorização do Banco Central do Brasil, assim como também, estará sujeito as fiscalizações realizadas por esta autarquia.

continua depois da publicidade

Além disso, há também aquelas instituições financeiras que são especializadas em investimentos, mais conhecidas como corretoras de valores que também necessitam da autorização do Bacen para funcionar.

História do Banco Central do Brasil

A necessidade da criação do Banco Central do Brasil surgiu com o desenvolver da economia.

E desta forma, no ano de 1945, houve a criação da Superintendência da Moeda e do Crédito.

Este foi o primeiro passo para o surgimento do Banco Central do Brasil.

A atuação do SUMOC foi intermediária na evolução da economia e durante os vinte anos de sua existência, realizou o controle do sistema monetário, combateu a inflação, entre outros.

No ano de 1964, foi criado o BACEN e a sua estrutura atual deve-se a Constituição Federal de 1988. Uma vez que, a Constituição estabeleceu todo o funcionamento da autarquia, assim como também seus mecanismos.

continua depois da publicidade

Atribuições do BACEN

Uma das atribuições principais do Banco Central do Brasil é controlar a inflação.

Esta autarquia tem a responsabilidade de fazer a supervisão e regulação do Sistema Financeiro Nacional.

Inclusive, esta responsabilidade incide muito em nossas vidas, já que influencia em diversos aspectos, como o preço dos produtos, por exemplo.

Com isso, o Banco Central do Brasil atua de forma constante no controle da inflação, pois quanto mais dinheiro na economia, maior será o valor dos produtos.

Outras atribuições do BACEN são: fiscalizar e habilitar as instituições financeiras, emitir a moeda metálica e o papel-moeda, controlar o mercado de crédito, entre outros.

Como ingressar no Banco Central do Brasil

Para ingressar no Banco Central do Brasil, é necessário prestar concurso público de provas ou de provas e títulos.

continua depois da publicidade

O concursado que conseguir obter êxito nas provas pode tomar posse e trabalhar em qualquer uma das 10 representações do Banco Central do Brasil, existente em território nacional.

A única exceção ao concurso público é para cargos na Diretoria Colegiada.

Essa Diretoria Colegiada é formada pelo presidente e seus diretores.

A nomeação é livre pelo Presidente da República, porém é necessária a aprovação do Senado Federal.

Diferente do que acontece com diversos Bancos Centrais do mundo, os membros desta Diretoria Colegiado não possuem mandato por tempo determinado, já que pode ser retirado a qualquer instante. 

Por Janaina Silva

Leia também

Concursos em sua
cidade