A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória que afeta as articulações. Seus principais sintomas são dor, enrijecimento da articulações e inchaço das mesmas. Esta doença afeta principalmente as mãos e os pés.
A doença é também conhecida no meio médico pelos nomes de doença reumatoide, artrite deformante, artrite anquilosante (que paralisa ou imobiliza), poliartrite crônica evolutiva ou artrite infecciosa crônica.
A doença foi descrita pela primeira vez em 1800 pelo médico francês Agostinho Jacob Landré-Beauvais.
É uma doença que não tem cura e seu tratamento serve apenas para amenizar os sintomas e evitar a sua progressão.
Como ocorre a Artrite Reumatoide
A Artrite Reumatoide é uma doença que afeta as articulações, então para entender como a doença ocorre, precisamos entender o que são as articulações.
Articulações: é o ponto de encontro entre dois ossos. As articulações são cobertas por cartilagem que é um tecido bem elástico. Este tecido tem como função proteger os ossos, de forma a evitar que suas extremidades fiquem em contato.
Além da cartilagem, as articulações são compostas pela membrana sinovial, que é uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste a cápsula onde se encontram as articulações.
A Artrite Reumatoide ocorre em decorrência de um ataque realizado pelo nosso próprio corpo. De maneira mais simples, podemos dizer que o sistema imunológico se confunde quando percebe fungos, bactérias e vírus em nosso organismo e ao invés de atacá-los, ataca as articulações.
As causas para que isso aconteça são desconhecidas.
Sintomas
- Dores, inchaços e rigidez nas articulações, sendo mais comum ocorrer nas mãos e nos pés;
- Fadiga, cansaço e anemia;
- Nódulos no corpo e vermelhidão nos locais doloridos;
- Deformidade em casos mais graves da doença.
Diagnóstico
Os médicos podem diagnosticar a doença a partir de de uma lista de sintomas que o paciente relata, como a rigidez matinal (que dura pelo menos 1 hora ao acordar), artrite em no mínimo 3 diferentes áreas do corpo, inflamação de uma mesma articulação em dois lados do corpo (articulações simétricas) e nódulos que aparecem embaixo da pele.
Além destes diagnósticos, o médico poderá realizar exames clínicos com o objetivo de detectar a doença, como:
- Exames de sangue que podem identificar anticorpos fator reumatoide (FR) e anticorpo antipeptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP), que estão presentes no sangue de quem possui a doença;
- Exames de sangue de VHS e Proteína C Ativa mostram inflamações no corpo, que também são indicativos da doença;
- Exames de raio-x e ressonância magnética podem diagnosticar deformidades nos ossos, causados pela AR;
- Exame de artrocentese que é um procedimento onde se retira o líquido sinovial de uma articulação inflamada, de forma a detectar a doença.
Tratamento
O tratamento é realizado com medicamentos imunossupressores, corticoides ou anti-inflamatórios.
Os medicamentos imunossupressores diminuem a inflamação das articulações, enquanto que os anti-inflamatórios são indicados quando a doença está em um estágio inicial.
Os corticoides também têm ação anti-inflamatória e aliviam a dor, mas não devem ser usados de maneira contínua.
Além dos tratamentos medicamentosos, a fisioterapia é uma excelente opção para diminuir os sintomas da doença, principalmente no que se refere à dor.