Contexto histórico
O mundo passava por diversas mudanças durante o século XVIII. Como o Iluminismo (movimento que defendia a razão como a melhor forma para atingir a liberdade, a autonomia e a emancipação), Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa (que tinha como objetivo a liberdade, igualdade e fraternidade) e a Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil, com o intuito de libertar o Brasil de Portugal. Além disso, a economia mundial passava por grandes transformações, devido ao crescimento das indústrias.
Os autores do Arcadismo valorizavam o contato com a natureza que, para eles, significava a felicidade e a harmonia, e desprezavam coisas inúteis, como a vida agitada nos grandes centros urbanos e todos os problemas que as pessoas levavam nestes locais. Os cenários da poesia árcade são as paisagens do campo e bucólicas, o que tinha bastante referência com o cenário da época, que era justamente de avanço da indústria.
Dos poetas árcades o mais conhecido, seguramente, foi Manuel Maria Barbosa Du Bocage não só a obra lírica, mas principalmente a satírica fez com que Bocage fosse muito popular.
Os poetas árcades de maneira geral viam a poesia como uma imitação da natureza, algo simples, ao gosto clássico, fruto da razão do poeta, sem a ousadia e rebeldia dos barrocos a quem combatiam. O arcadismo português terá forte influência no arcadismo brasileiro.
O Arcadismo no Brasil
Chega e desenvolve-se na segunda metade do século XVIII, no período de auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais. É neste momento que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais. O arcadismo brasileiro, assim como o lusitano, procurava defender uma poesia mais simples, de imitação da natureza que se opunha ao barroco.
Segundo alguns autores, no Brasil existiram duas fases desse movimento, a poética e a ideológica:
Poética: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.
Ideológica: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
Principais poetas do Arcadismo Brasileiro
Basílio da Gama (autor de O Uruguai)
Cláudio Manoel da Costa (autor de Obras Poéticas)
Frei Santa Rita Durão (autor do poema Caramuru)
Silva Alvarenga (autor de Glaura)
Tomás Antônio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu)
Principais características
Exaltação da natureza: Estava sempre em busca dos valores da natureza, fazendo sempre muitas referências ao mundo natural. Os poetas costumavam ressaltar sobre as belezas do campo, a tranquilidade que era proporcionada pela natureza, e contemplavam totalmente a vida simples, desprezando a vida nos grandes centros urbanos.
Inspiração Greco-Romana: A arte greco-romana era considerada um modelo de perfeição, equilíbrio, simplicidade e beleza. Foi assim que as fortes influências desses povos conquistaram os moldes neoclassicistas ao que se refere à temática, às regras de composição e também no predomínio das figuras mitológicas. A mitologia pagã acabou servindo como elemento estético para os árcades.
Exaltação ao homem puro: Se preocupava com a essência natural do homem, buscando sempre a inspiração de pessoas que conviviam no campo. Exaltavam a beleza, a pureza e ingenuidade do homem primitivo que ainda não tinha sido corrompido pelos padrões sociais.
Pastorialismo: Poetas simples e humildes. Procuravam o “Lócus Amoenus”, que era um abrigo calmo que ia contra as grandes cidades monárquicas.
Bucolismo: Retratava uma natureza tranquila e serena monárquicas.
Nativismo: Referências a terra e ao mundo natural.
Universalismo: os árcades não concordavam com o individualismo. Tratavam dos temas de maneira geral ou universal.
Objetivismo: Tudo que era desnecessário na escrita era retirado. Os árcades usavam uma linguagem refinada, sem nenhum tipo de exagero.
Outras características
- Idealização da mulher amada
- Racionalismo
- Linguagem simples
- Fingimento poético
- Temas épicos
- Grandes Influências da filosofia francesa
- Inspiração nos modelos renascentistas
- Tom de confissão nos texto
- Estado de espírito espontâneo no âmbito dos sentimentos
- Uso de apelidos
Termos em Latim
Inutilia truncat: “cortar o inútil”, faz referência aos excessos que eram praticados pelas obras do barroco, pois no arcadismo os poetas primavam pela simplicidade.
Fugere urbem: “fugir da cidade”, simboliza o poeta literário que se desloca da vida agitada da cidade e vai viver de forma tranquila no campo. Buscavam uma vida simples, bucólica.
Locus amoenus: “lugar ameno”, um lugar idealizado de segurança e conforto. Um refúgio agradável em detrimento dos centros urbanos monárquicos.
Carpe diem: “aproveitar a vida”, aproveitar o momento com grande intensidade, evitar gastar tempo com coisas inúteis.