Aneurisma da aorta abdominal

O corpo humano possui a aorta que é uma artéria responsável por levar o sangue do coração aos demais órgãos. Se ela possuir uma dilatação na altura do abdômen diz-se que a pessoa tem um aneurisma da aorta abdominal.

O aneurisma da aorta abdominal é uma doença grave que acomete em torno de 4% da população. Essa incidência é maior nas pessoas que já passaram dos 60 anos, mas existem alguns casos raros em que essa doença acomete pessoas mais jovens.

continua depois da publicidade

A taxa de mortalidade do aneurisma da aorta abdominal é alta, mas as chances de cura são muito boas quando a doença é diagnosticada precocemente.

Entender o que é esse tipo de aneurisma, quais os sintomas que apresenta bem como os fatores de risco podem ajudar a identifica-la mais cedo. Com isso, as chances de cura se tornam muito mais altas.

O que é o aneurisma da aorta abdominal

Para entender o que é essa doença é preciso compreender o que define um aneurisma. O corpo humano é formado por diversas artérias que medem certo diâmetro. Quando a artéria apresenta um aumento desse diâmetro em pelo menos 50% diz-se que se tem um aneurisma.

continua depois da publicidade

Por exemplo: digamos que o diâmetro normal da artéria seja de 2 cm e que em uma região ela apresenta 3 cm de diâmetro. Isso caracteriza o aneurisma.

No caso do aneurisma aorta abdominal essa dilatação ocorre na maior das artérias que existe no corpo, a aorta. A região que está localizado essa protuberância é no abdômen.

Mas por que ocorre essa dilatação? Isso acontece porque a parede da artéria está doente e enfraquecida. Para que as artérias não cedam as pressões sanguíneas elevadas é necessário que suas paredes estejam fortes e elásticas.

O corpo humano possui a aorta que é uma artéria responsável por levar o sangue do coração aos demais órgãos. Se ela possuir uma dilatação na altura do abdômen diz-se que a pessoa tem um aneurisma da aorta abdominal.

continua depois da publicidade

Se por qualquer razão um segmento da artéria se tornar mais fraco aos poucos a pressão sanguínea vai causar uma dilatação naquela região. Isso pode fazer com que ela atinja seu limite de expansão e acabe se rompendo.

O que causa o aneurisma aorta abdominal?

Os aneurismas surgem devido ao enfraquecimento da parede da artéria. Mas o que faz com que ela fique nesse estado ainda não é conhecido apesar de toda a tecnologia existente.

Apesar disso sabe-se que existem alguns fatores que possuem uma ligação bem íntima com o desenvolvimento do aneurisma aorta abdominal. Quando esses fatores estão presentes a predisposição para essa doença é maior.

Quais os fatores de risco?

Um dos principais fatores de risco é a idade já que o aneurisma da aorta abdominal é mais comum em pessoas que passaram dos 60 anos. Mas a idade não é o único fator de risco para o surgimento dessa doença já que também existem os seguintes fatores:

continua depois da publicidade
  • Etnia – homens caucasianos (brancos) possuem risco maior de desenvolver essa doença;
  • Ser do sexo masculino;
  • Cigarro – pelo menos 75% dos aneurismas maiores ocorrem nos fumantes.
  • Histórico familiar de aneurisma;
  • Obesidade;
  • Hipertensão principalmente se for grave e não estiver controlada;
  • Colesterol alto.

Sintomas

O desenvolvimento do aneurisma da aorta abdominal é lento e geralmente os pacientes não apresentam qualquer sintoma por muitos anos. Por isso seu diagnóstico muitas vezes é feito quando o médico solicita algum exame como ultrassonografia, por exemplo, por outro motivo.

Boa parte dos pacientes que foram diagnosticados com essa doença relataram que sentiam uma massa pulsante no abdômen próximo ao umbigo. Mas também há quem relatou uma sensação de peso logo abaixo das costelas ou dor na região lombar.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade