Alienação mental

Alienação mental é um estado mental em que a personalidade, o juízo e a percepção são gravemente comprometidos, podendo ser de caráter transitório ou permanente. Alzheimer e transtorno bipolar fazem parte desse quadro clínico. Saiba mais quem se enquadra como alienado mental.

Alienação mental é um quadro que abrange os distúrbios mentais, psiquiátricos e neuropsiquiátricos, que impossibilitam a pessoa acometida de gerir sua própria vida, em função de suas incapacidades cognitivas que alteram sua personalidade, de forma transitória ou não.

continua depois da publicidade

Não existe uma causa exata para quem sofre de alienação mental. Por essa razão, para fins de isenção de imposto de renda, aposentadoria ou mesmo na esfera penal, é considerado a análise de todos os sintomas e um tratamento que visa o controle clínico da patologia, sem validade do laudo médico.

Alienação mental -definição

Para alguém ser considerado um alienado mental, é importante destacar que qualquer incapacidade de estudar, trabalhar, se envolver em atividades afetivas, familiares e na vida cotidiana em geral integram os distúrbios de quem sofre de alienação.

continua depois da publicidade

O alienado tem dificuldade para discernir entre o que é certo ou errado, lícito ou ilícito, e por essa razão, é avaliado como imputável, ou seja, a ele não se pode atribuir culpa de seus próprios atos.

Entretanto, não se pode incluir nessa lista, ainda que transitório, os efeitos do alcoolismo e das drogas, uma vez que a pessoa tem plena consciência dos riscos. As alienações mentais têm relação com alguma doença que afeta o juízo, algum acidente ou, até mesmo, tem caráter emocional.

Conheça alguns casos de alienação mental

1. Paranoia

A paranoia é um distúrbio que afeta o senso de realidade do indivíduo, fazendo-o desconfiar de tudo e de todos, sentindo-se perseguido e acuado diante de julgamentos precipitados.

continua depois da publicidade

É muito comum as pessoas paranoicas interpretarem uma mensagem amistosa como hostil, ter medo de dar informações sobre si, porque acredita que essas serão usadas contra elas, desconfiar do cônjuge e atribuir suas más atitudes aos outros.

2. Psicose esquizofrênica

A esquizofrenia é um tipo de psicose caracterizada por alterações de humor, pensamento, comportamento e percepção, sendo muito mais comum em adolescentes e jovens adultos.

Só é enquadrado como alienação mental, o indivíduo com psicose esquizofrênica em estado crônico.

3. Mal de Alzheimer

O Alzheimer também faz parte do quadro de alienação mental. Trata-se de uma doença neurodegenerativa que afeta a memória e as habilidades intelectuais e de socialização de maneira progressiva, afetando sua qualidade de vida e segurança.

Assim como Alzheimer, outros casos de demência fazem parte da lista de alienações, como senil e arteriosclerótica.

continua depois da publicidade

Casos excepcionais de Alienação

Excepcionalmente, alguns quadros clínicos, dependendo de sua gravidade, podem ser considerados alineações, tais como:

  • psicoses afetivas (por exemplo, transtorno bipolar crônico com comprometimento grave da personalidade);
  • psicoses epilépticas;
  • psicoses orgânicas ou pós-traumáticas.

Todas essas comprovadas como crônicas e sem resultados no tratamento.

Não são considerados alienações mentais

Entre os quadros clínicos que sugerem um período alienado, mas não constituem alienação mental, de fato, estão:

  • alcoolismo e uso de drogas, quando não ocorre lesão neurológica;
  • psicose reativa, como aquela que desencadeia o estresse;
  • transtorno de personalidade ou mental não psicóticos, como a psicopatia;
  • psicoses orgânicas transitórias, que levam a confusão mental temporária;
  • transtornos sexuais;
  • oligofrenias, desde que não sejam graves.

A alienação mental transitória pode ser descrita como aquela que ocorre temporariamente, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou de origem psicogênica, como o Transtorno Delirante Transitório. 

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade