Erro crasso: o que é isso? Veja o significado e a origem da expressão

Você sabe a origem da expressão erro crasso? Leia o artigo e entenda por que erro muitas vezes vem acompanhado do adjetivo crasso.

A expressão erro crasso serve para designar um erro grosseiro, que pode custar todo o planejamento anterior. A expressão tem origem na Antiguidade e nos remonta à Roma antiga, mais precisamente ao ano 59 a.C.

continua depois da publicidade

A origem da expressão vem do latim ‘crassus’, que significa “gordo” ou “grosseiro”. Entretanto, as pessoas pouco sabem sobre esse fato, prendendo-se no personagem que dá nome à expressão e que viveu no Império Romano.

O personagem em questão era um general romano que viveu na mesma época de Júlio César e Pompeu, notáveis generais romanos que conseguiram destaque. Acompanhe a seguir a matéria e entenda o significado e a origem da expressão erro crasso.

Erro crasso: origem e significado da expressão

Leia também

A origem da expressão erro crasso remete as pessoas logo a um erro muito grosseiro, que poderia custar todo o planejamento de um objetivo. Não à toa, a expressão quer dizer isso mesmo: no latim, a palavra “crassus” significa “gordo” ou “grosseiro”.

continua depois da publicidade

Entretanto, a expressão ficou conhecida mesmo a partir de um caso acontecido na Antiguidade, no Império Romano. Por volta de 59 a.C., o poder em Roma foi dividido entre Júlio César, Pompeu Magnus e Marco Licinius Crasso.

Os dois primeiros eram militares notáveis e, sob seu comando como generais, conseguiram conquistar territórios importantes para o Império. Júlio César conquistou a região da Gália, na França; Pompeu conseguiu destaque ao dominar a Hispânia, na Península Ibérica, além de Jerusalém.

Por outro lado, o general Maco Licinius Crasso era um cidadão romano com muito dinheiro. Havia comandado com sucesso as forças romana como General na investida aos escravos liderados por Spartacus e, após a batalha, passou a ter a ideia de conquistar outro povo que atrapalhava a expansão do Império Romano.

continua depois da publicidade

A batalha do general Crasso

O general Crasso teve a ideia fixa de conquistar os Partos, povo persa que ocupava uma grande parte do Oriente Médio à época, como o Irã, o Iraque, a Armênia e outros países conhecidos hoje em dia.

Dessa forma, sob o comando das sete legiões que levavam consigo 50 mil soldados, Crasso confiou demais em sua superioridade numérica e abandonou algumas táticas militares importantes para o sucesso no campo de batalha.

Ao simplesmente tentar atacar os Partos e conseguir um êxito na batalha, Crasso tentou chegar logo ao inimigo e cortou caminho por um vale estreito, com pouca visibilidade. Os Partos ocuparam as saídas com sua cavalaria e a infantaria romana foi dizimada, com quase todos os 50 mil soldados mortos, incluindo o general Crasso.

continua depois da publicidade

Quem foi Marco Licinius Crasso

O responsável pela expressão erro crasso, Marco Licinius Crasso (115 – 53 a.C.), foi um homem muito rico em Roma e sua habilidade política, aliada ao poderio econômico, fez com que ele tivesse dois consulados romanos e muita influência dentro do Império.

Foi mentor de Júlio César, quando ele ainda estava nos primórdios da carreira política. Dessa forma, Crasso, que gozava de tamanho prestígio no Império, acabou ascendendo ao topo do estado e seus negócios.

Entretanto, lhe faltava uma conquista militar. Filho de Públio Licinius Crasso, o jovem Crasso fugiu para a Espanha logo após o suicídio de seu pai. Após a morte do pai, Crasso se aliou a outros comandantes romanos e os ajudou a assumir o controle da Itália.

Após a vitória, o general conseguiu aumentar a sua riqueza pessoal confiscando os bens dos seus adversários. Crasso foi casado com Tertula e teve dois filhos, Públio Licinius Crasso e Marco Licinius Crasso.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade