Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

O relógio é um objeto para o qual olhamos todos os dias, mas com certeza poucos param para pensar por que as agulhas giram em sentido horário e não ao contrário. Primeiro você deve saber que os relógios atuais foram baseados nos antigos relógios de sol, que mediam a passagem do tempo de acordo com o movimento do Sol.

O movimento era da esquerda para a direita, ou, em outras palavras, do norte para o leste, depois para o sul, depois para o oeste e assim por diante, conforme o sol se movia.

Mais tarde, quando começaram a aparecer os relógios com mecanismos internos, seus ponteiros também se moviam da esquerda para a direita, pois as pessoas já estavam acostumadas a ler as horas dessa forma. Portanto, o sentido horário não foi inventado pela ciência ou por algum motivo específico, ou seja, trata-se de uma convenção.

Como funcionava o relógio de sol?

Como praticamente todos os objetos da atualidade, o relógio mecânico é resultado da evolução de uma série de artefatos antigos que têm como ponto de partida o relógio de sol.

Há milhares de anos, a forma mais primitiva, da qual há registro, de medir o tempo era o relógio de sol: um protótipo construído com uma tábua e um bastão conhecido como “gnomo”, que marcava o tempo com a ajuda do astro-rei.

Assim, depois que o relógio era colocado corretamente, de acordo com a localização, a época do ano e a orientação, a sombra que o sol projetava ao atingir o “gnomo” referia-se à hora do dia. E, como era de se esperar, essa projeção de sombra girava para leste ou para oeste, dependendo se o cálculo era feito do hemisfério sul ou do norte.

Por que as agulhas do relógio se movem em sentido horário?

Agora, não há dúvida de que o “gnomo” é o ancestral do relógio mecânico. Mas como essa parte da história influencia o sentido das agulhas? Como mencionamos, dependendo de onde no mundo o “gnomo” foi usado, a sombra se moveria para o leste ou para o oeste. Portanto, como o relógio atual foi criado na Europa, seus antecessores mantiveram o mesmo movimento.

Então, como a sombra estava se movendo para a direita, quando forneceram números e agulhas ao relógio mecânico, decidiram que ele também deveria se mover na mesma direção.

Portanto, é provável que, se esse objeto tivesse sido projetado em qualquer lugar do hemisfério sul, o movimento e o posicionamento das figuras se movessem para a esquerda.

Que outros relógios eram usados ​​nos tempos antigos?

Por fim, é interessante mencionar que, antes do século XIV, existiam outros tipos de objetos para medir o tempo, mas que não duraram até hoje, como:

  • Relógio de água: tem pelo menos 3.400 anos e só deixou de ser utilizado no século XVII por ser um aparelho muito preciso, que funcionava enchendo ou esvaziando um recipiente.
  • Relógio de velas: embora não haja uma data exata, medir o tempo com um relógio de velas é uma tradição muito antiga. Com esse elemento, calculava-se o passar das horas à medida que a vela se derretia.
  • Ampulheta: criada no século VIII, ela mede o tempo pelo fluxo de areia de um bulbo de vidro para outro.
  • Relógio de fogo: foi um invenção da China, através da qual se acendia uma espiral e se consumia. A boa notícia é que esse processo poderia levar meses e, portanto, era uma alternativa de medição muito eficiente.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.