Emprego: 9 coisas que você nunca deve colocar em seu currículo

Está procurando uma recolocação profissional? Então, conheça nove coisas que você nunca deve colocar no currículo e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

O currículo pode ser comparado com um panfleto de venda. O objetivo do candidato é convencer o recrutador de que ele é o profissional mais apto a exercer uma determinada função. Mas existem algumas informações que não devem constar nesse documento. Essa matéria vai te mostrar nove coisas que você nunca deve colocar no currículo.

continua depois da publicidade

Quem está procurando uma recolocação profissional ou pensando em fazer uma transição de carreira, não deve deixar de ler até o final.

Coisas que você nunca deve colocar no currículo

Leia também

1) Mentiras

Quando o assunto é coisas que você nunca deve colocar no currículo, essa talvez seja a mais relevante. Você jamais deve mentir sobre a sua experiência profissional, habilidades técnicas ou formação acadêmica.

Imagine se o recrutador descobre alguma mentira em seu currículo? A sua imagem como profissional poderia ficar manchada no mercado por um bom tempo. Se existe um lugar que não cabe mentiras, ele se chama currículo.

continua depois da publicidade

2) Histórico escolar

Por incrível que possa parecer, tem muito profissional por aí que coloca o histórico escolar no currículo, o que é um erro. Vale lembrar que a competência do candidato e a qualidade do seu trabalho não são mensuradas pelas notas obtidas no colégio ou na faculdade.

Dessa forma, jamais faça isso em seu currículo, pois essa informação é não é relevante para o recrutador. Somente o nome da faculdade, do curso de graduação e da data de conclusão é que devem ser inseridos.

3) Coisas que você nunca deve colocar no currículo: Pretensão salarial

A menos que a empresa exija que você coloque essa informação no currículo, a pretensão salarial não deve constar nesse documento. Esse tipo de assunto deve ser tratado somente durante a entrevista.

continua depois da publicidade

Se você colocar um valor (de salário) maior do que a empresa pode pagar, o seu currículo poderá ser descartado automaticamente. E se o contrário acontecer, pode passar a impressão que ainda é um profissional amador.

4) Informações irrelevantes

Mais uma das coisas que você nunca deve colocar no currículo. O recrutador não está interessado em saber se você mora em casa ou apartamento, se foi para a Europa no verão passado, se tem um carro importado ou se joga tênis nas horas vagas.

Preste bastante atenção nas informações que constam no seu currículo. Faça uma análise fria de tudo aquilo que você coloca nesse importante documento. Tudo precisa ser relevante, combinado?

5) Habilidades obsoletas

Você é um exímio cozinheiro, sabe consertar geladeiras, toca guitarra como ninguém e até dá aulas de mandarim pela internet? São habilidades bem interessantes. Mas todas elas não precisam ser colocadas em seu currículo profissional, a menos que estejam ligadas com a sua área de atuação.

continua depois da publicidade

Ou seja, somente as competências técnicas que tenham a ver com a vaga do seu interesse é que devem ser inseridas no documento. Caso contrário, é melhor não colocar.

6) Referências profissionais

Outra das coisas que você nunca deve colocar no currículo. Referências profissionais somente devem ser inseridas nesse documento se o recrutador solicitar ao candidato.

Caso ele tenha interesse em querer saber algo a mais a seu respeito com as pessoas que você indicou, pode solicitar essa informação antes ou até durante o processo seletivo.

7) Coisas que você nunca deve colocar no currículo: Foto

Uma foto 3 x 4 não tem a mínima capacidade de mostrar as suas competências técnicas e muito menos é uma tendência nos processos seletivos atuais. O que deve ser destacado são as suas habilidades e não a sua aparência, entende?

continua depois da publicidade

Mas não se esqueça de manter uma imagem profissional atualizada no LinkedIn, caso o recrutador acesse o seu perfil, cujo link precisa estar em seu currículo.

8) Objetivo

Por mais que possa parecer estranho, o objetivo do candidato não deve constar no currículo. No momento que você se candidata para uma determinada vaga, já está subentendido que o seu objetivo é exercer aquela função.

Dessa forma, colocar essa informação nesse documento se torna desnecessário. Ao invés de colocar o seu objetivo, que tal inserir informações que possam ser de interesse do recrutador e que lhe conferem um diferencial competitivo?

9) Endereço

A última das coisas que você nunca deve colocar no currículo é o endereço. Essa informação até já foi exigida no passado, mas atualmente é desnecessária. Dependendo das suas habilidades e do valor que você pode agregar na organização, esse detalhe se torna irrelevante.

continua depois da publicidade

Mesmo que algumas empresas ainda levem em consideração a distância da residência do candidato até o seu futuro local de trabalho, esse assunto pode ser abordado depois, durante a entrevista, por exemplo.

Leia também

Concursos em sua
cidade