Em qual idade atingimos o auge da inteligência? Estudo traz a resposta

Pesquisa desenvolvida por cientistas alemães teve análise de torneios profissionais ao longo de 125 anos para conseguir essa resposta.

Um grupo de cientistas alemão analisou mais de 24 mil jogos de xadrez, disputados em torneios profissionais ao longo de 125 anos, para conseguir chegar até a resposta sobre em qual idade atingimos o auge da inteligência.

Leia também

É fato que o conceito de inteligência é variável, mas a pesquisa em questão analisou o poder cognitivo de um indivíduo, e quando ele se torna maior. Além de identificar quando somos mais inteligentes, os cientistas alemães também descobriram que nossas habilidades cognitivas hoje são superiores, quando comparadas aos nossos ancestrais.

Em qual idade atingimos o auge da inteligência?

A equipe de pesquisa alemã, liderada por Uwe Sunde, que é Professor de Economia da Universidade Ludwig Maximilian, localizada em Munique, Alemanha, concluiu que os humanos atingem o auge da inteligência por volta dos 35 anos. Após o apogeu, as habilidades cognitivas tendem a abaixar depois dos 45 anos.

O estudo foi baseado na análise de torneios de xadrez profissional entre os anos de 1890 e 2014. Juntos, esse estudo conseguir registrar mais de 1,6 milhão de jogadas realizadas. Ao comparar os movimentos humanos realizados em tais jogadas, com os movimentos ideais que um computador realizaria, os pesquisadores conseguiram mapear como o desempenho cognitivo de um jogador mudou à medida que ele envelhecia.

Assim, com esses números, foi possível metrificar o desempenho dos jogadores conforme eles foram envelhecendo. Os pesquisadores ainda conseguiram analisar a dinâmica dessas habilidades cognitivas de acordo com cada faixa etária.

Além de identificar em qual fase de nossa vida somos mais inteligentes, os cientistas alemães descobriram que as habilidades cognitivas atualmente são muito maiores que as de nossos ancestrais. Jogadores nascidos após a década de 1970 mostraram capacidade cognitiva média, em torno de 8% maior daqueles que nasceram por volta de 1870.

Os dados também mostraram que o desempenho dos jogadores aumentou de forma constante no século XX. Contudo, houve um pico de crescimento identificado na década de 1990. Segundo os autores, esse dado corrobora com a ideia de que as novas tecnologias estão tornando as pessoas mais inteligentes.

Características de pessoas inteligentes

Houve um tempo em que se acreditava que a inteligência era uma espécie de dom que já nascia com a pessoa. No entanto, a ciência mostra que essa é um conjunto de habilidades que podem ser desenvolvidas. Pesquisadores também já notaram que pessoas inteligentes possuem algumas características em comum.

É preciso entender que há diferentes tipos de inteligência. Dessa maneira, inteligente não é só aquela que entende matemática e português. Como alguém se porta diante das circunstâncias também fala muito sobre o indivíduo.

Fatores hereditários também podem influenciar nessa capacidade. Ou seja, apesar de a inteligência poder ser adquirida com o passar do tempo, algumas pessoas nascem com uma propensão maior a esse conjunto de habilidades.

Dentre características observadas em pessoas inteligentes, podemos citar:

  • Curiosidade aguçada: por terem a mente aberta, as pessoas inteligentes têm uma tendência de ser muito curiosas e gostar de pesquisar, ler e aprender mais sobre o assunto de interesse;
  • São pessoas adaptáveis: mudam o comportamento para atingir uma maneira mais eficiente em lidar com as situações, tarefas e ambiente;
  • Mente aberta: costumam ouvir e considerar as sugestões, para analisar diferentes cenários antes de decidir ou firmar uma solução;
  • Entendem suas limitações: por entenderem até onde vai o seu conhecimento, e não terem medo de admitir quando não sabem de algo, são pessoas que estão sempre dispostas a aprender mais um pouco.

Leia também


você pode gostar também

Manutenção barata: 5 carros que gastam pouco na hora da revisão

Pretende comprar um veículo, mas não quer gastar muita grana na hora das revisões preventivas na concessionária? Conheça cinco carros com manutenção barata e acerte em cheio na escolha.

Novas profissões: confira 7 empregos que não existiam há duas décadas

A era digital abriu portas a profissões associadas a novas formas de viver e relacionar-se no mundo; confira algumas delas que não existiam há alguns anos atrás.

Ano de 2023 terá quantos feriados nacionais? E quais deles vão ser prolongados?

O ano de 2023 terá muitos feriados prolongados e apenas um caindo no meio da semana. Confira o calendário de feriados e programe suas folgas.

Estes são os 30 nomes mais bonitos do mundo, segundo a ciência

Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham descobriu que existem nomes cujo som é harmonioso ao ouvido humano e assim listou os nomes mais bonitos que existem.

Confira as 5 causas mais comuns para as crises no relacionamento

As causas mais comuns para as crises no relacionamento podem ser responsáveis pelo fim de muitos, mas existem formas de contorná-las.

7 profissões que não precisam de faculdade e você ainda não conhecia

Se você almeja uma carreira de sucesso, mas não tem diploma universitário, conheças as profissões que não precisam de faculdade e que podem ser rentáveis.