Quem perdeu a prova do Encceja 2023 poderá pedir reaplicação até esta sexta-feira (1º/09). A avaliação foi, originalmente, realizada no dia 27 de agosto para o público em geral. No entanto, as pessoas que não puderam comparecer ao local de prova receberão uma segunda chance.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece anualmente e visa garantir a conclusão de etapas escolares. Quem não terminou os ensinos fundamental ou médio na época certa pode obter o diploma por meio dessa avaliação.
Quem pode pedir reaplicação da prova do Encceja?
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existem duas situações em que os candidatos poderão pedir a reaplicação da prova do Encceja 2023. O primeiro caso é quem teve problemas de logística na data original da avaliação (27 de agosto).
Já o segundo caso autorizado a solicitar uma nova prova, conforme as regras do edital, é o de pessoas que estavam com sintomas de doenças infectocontagiosas. Por exemplo, alguém que não pôde realizar o exame por estar com suspeita ou ter testado positivo para COVID-19.
No entanto, é preciso ficar atento. Se os motivos da sua falta na prova do Encceja não estiver listado no edital, a reaplicação não será feita em 2023. Mas não precisa se preocupar. Quem estiver nessa situação poderá enviar justificativa de ausência para participar da avaliação no próximo ano.
Como solicitar a reaplicação de prova do Encceja 2023?
Os pedidos são feitos individualmente por cada candidato, via Internet, pelo sistema do Inep. Os interessados na reaplicação da prova do Encceja deverão:
- Acessar o portal indicado;
- Selecionar “Acompanhar sua inscrição”;
- Fazer login pelo Gov.BR, utilizando CPF e senha;
- Encontrar a opção de reaplicação do Encceja 2023; e
- Seguir as demais instruções do Inep para reaplicação.
Se o candidato perdeu a prova por causa de doenças infectocontagiosas, esse deverá comprovar o seu estado de saúde na data do Encceja. Por isso, será preciso anexar documento que tenha:
- Nome completo do participante;
- Laudo com a descrição da doença;
- Código da Classificação Internacional de Doença;
- Assinatura e da identificação do profissional responsável pelo diagnóstico;
- Registro do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou de órgão competente.
Segundo as determinações previstas no edital, o atestado precisa estar em formato PDF, PNG ou JPG e possuir tamanho máximo de 2 MB. Cada caso será analisado individualmente. Ou seja, isso não significa que todas as pessoas que enviarem o atestado terão direito à reaplicação de prova do Encceja 2023.
Quando vai acontecer a reaplicação do Encceja?
O cronograma do exame já conta com data para quem vai solicitar a segunda chance. A reaplicação da prova do Encceja acontecerá em dois dias, num mesmo final de semana. Segundo o calendário, a nova avaliação será realizada em 17 e 18 de outubro de 2023.
Esse é o mesmo período reservado para quem se inscreveu como Pessoa Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que prive da liberdade (PPL). O conteúdo cobrado levará em consideração o nível para o qual a pessoa se aplicou:
Nível fundamental:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Ciências Naturais.
Nível médio:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Quando sai o resultado do Encceja 2023?
Os resultados oficiais do exame ainda não têm uma data oficial, mas devem ser liberados em dezembro. Antes disso, os candidatos poderão ter uma ideia de quantas questões acertaram por meio do gabarito Encceja 2023. Para quem fez as provas no dia 27 de agosto, as respostas oficiais do exame serão divulgadas no dia 08 de setembro (sexta-feira).