Encceja 2023 já tem data de prova e conta com novidades para os candidatos

O Encceja possibilita a certificação de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada, oferecendo uma oportunidade de retomada da trajetória educacional.

O período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 encerrou na última sexta-feira (2/6). O exame que permite que jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada obtenham o certificado de conclusão, é gratuito e de caráter voluntário.

continua depois da publicidade

Este ano, as provas estão programadas para o dia 27 de agosto, nos turnos da manhã (com duração de 4 horas) e da tarde (com duração de 5 horas). Até lá, os candidatos devem se preparar estudando o conteúdo correspondente ao nível de ensino desejado para obter o certificado. Veja a seguir quais são esses conteúdos e as novidades nesta edição do Encceja.

Como é o Encceja?

O Encceja conta com quatro provas objetivas, cada uma possui 30 questões de múltipla escolha. Além disso, também inclui uma redação com até 30 linhas, seguindo o formato dissertativo-argumentativo, similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso do certificado do ensino fundamental, as provas abrangem as seguintes áreas:

Leia também
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Redação;
  • História e Geografia.

Já no ensino médio, as provas englobam:

continua depois da publicidade
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Desse modo, para obter o certificado de conclusão é necessário que o candidato atinja, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de pontuação que varia de 60 a 180. Quanto à redação, é exigido uma nota igual ou superior a 5.

Quais as novidades do exame em 2023?

O edital do exame traz algumas novidades em relação aos atendimentos especiais. Agora, os candidatos com deficiência visual podem optar por um Cartão-Resposta ampliado durante o processo de inscrição. Além disso, haverá uma correção diferenciada da redação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

continua depois da publicidade

É importante ressaltar que os laudos médicos aprovados em 2022 para solicitações de atendimentos similares em 2023 não precisam ser enviados novamente para análise, facilitando o processo para quem já possui laudos válidos.

Outra mudança importante é que os participantes que se identificam como travestis, transexuais ou transgêneros e têm nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação adicional para comprovação dessa condição.

Sobre o Encceja

Desde 2002, o Inep realiza o Encceja em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, oferecendo uma oportunidade para retomar a trajetória educacional.

continua depois da publicidade

O Encceja PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) tem o mesmo nível de dificuldade das provas regulares. A diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas, sendo uma ação executada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Os resultados do exame são utilizados pelas secretarias de Educação e institutos federais como critério para certificar os participantes em relação à conclusão do ensino fundamental e médio.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade