MEC: cursos on-line e gratuitos são ofertados pela plataforma Aprenda Mais

O Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma Aprenda Mais, está oferecendo cursos on-line e gratuitos em mais de 12 áreas, incluindo Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios e Segurança. Todas as formações oferecem certificado no final.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma Aprenda Mais, está oferecendo cursos totalmente gratuitos e digitais com certificados no final da formação para os profissionais brasileiros. Com opções em 12 áreas distintas, é possível realizar quantos cursos a pessoa quiser.

continua depois da publicidade

Na categoria de educação profissional e tecnológica, o projeto pretende capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025. No momento, são ofertados mais de 90 cursos no ambiente virtual, como forma de desenvolver o conhecimento para gerar mais competitividade no mercado de trabalho. Saiba mais informações a seguir:

Quais são os cursos online e gratuitos ofertados pelo MEC?

Em primeiro lugar, os cursos estão divididos nas seguintes áreas: Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Idiomas, Línguas e Literatura, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Neste sentido, alguns dos cursos ofertados são:

  • Ação Educativa na Prevenção e Controle das Doenças e Agravos;
  • Biologia;
  • Doenças Emergentes e Reemergentes na Saúde Coletiva;
  • Epidemiologia;
  • Gerenciamento de Resíduos;
  • Gestão de Pessoas em Saúde;
  • Indicadores na Saúde;
  • Planejamento em Saúde Coletiva;
  • Cálculo Técnico;
  • Estatística: conceitos e representações;
  • Química;
  • Espaço Educativo;
  • Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores;
  • Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola;
  • Gestão em Educação Escolar;
  • Higiene na Escola;
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;
  • Laboratórios da Escola;
  • Legislação Escolar;
  • Ludicidade como Instrumento Pedagógico;
  • Psicologia da Aprendizagem.

Além disso, existe a possibilidade de realizar uma capacitação para autores de cursos voltados à plataforma Aprenda Mais. Nessa modalidade, são atendidos os docentes ou técnicos administrativos em educação que desejam produzir os próprios cursos por meio do Ministério da Educação.

continua depois da publicidade

Aprenda Mais: como realizar a inscrição nos cursos no MEC?

O primeiro passo para realizar a inscrição é acessar o site do Aprenda Mais. Na página inicial, pode-se selecionar uma das categorias dos cursos para encontrar a formação desejada, filtrando pelo nome ou pelo número da turma. Com a opção de interesse em mãos, leia as informações detalhadas.

Na ficha de cada curso, é possível acessar um resumo sobre o conteúdo, a carga horária, qual é o prazo para conclusão dos estudos e o prazo mínimo para obter o certificado. Ademais, a página informa quais são os requisitos, o número de módulos, a metodologia utilizada, os requisitos, nível da formação e idioma usado.

continua depois da publicidade

Após essa leitura, clique sobre o título da formação para ser redirecionado a uma nova página, onde você pode realizar o login caso tenha cadastro na plataforma ou abrir a sua conta. Clique em “Criar uma conta”, na aba “Esta é a sua primeira vez aqui”, para enviar as suas informações.

A plataforma Aprenda Mais irá solicitar informações sobre a sua idade, país em que você vive, nome completo, endereço de e-mail, data de nascimento e outros dados pessoais para realizar o seu cadastro. No final desse processo, é necessário confirmar a inscrição pelo e-mail para começar a estudar.

Todos os usuários precisam ter um nome de login e uma senha para entrar na plataforma. A sugestão é utilizar somente letras minúsculas e criar uma combinação entre o nome e o sobrenome, ou adotar o número do Cadastro de Pessoas Físicas para facilitar a entrada.

continua depois da publicidade

Por fim, para acessar os cursos, basta clicar em “Meus Cursos – Acessar” no topo superior direito da página.

Leia também

você pode gostar também

Encceja 2023: aberto período de inscrições

O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Google e CIEE oferecem 60 mil vagas em cursos on-line e gratuitos

Vagas em cursos on-line são resultado de uma parceria firmada entre Google e o CIEE. Processo seletivo para as vagas é gratuito e serão contempladas 4 áreas do conhecimento; confira.

MEC oferece cursos on-line e gratuitos pelo programa Aprenda Mais

O programa 'Aprenda Mais' está oferecendo cursos em diversas áreas do conhecimento; visando proporcionar oportunidades de aprendizado e capacitação para os interessados.

EV.G oferta mais de 500 cursos de capacitação on-line; Veja como se inscrever

A EV.G oferece uma oportunidade valiosa de aprimoramento profissional e desenvolvimento de habilidades por meio de seus cursos online e gratuitos.

Conheça mais de 340 cursos on-line e gratuitos oferecidos pelo SEBRAE

Entre os temas abordados nos cursos on-line e gratuitos do SEBRAE, estão gestão financeira, marketing digital, atendimento ao cliente, formação de preços, economia criativa, entre outros.

MEC disponibiliza cursos online e gratuitos pelo programa Aprenda Mais

Cursos oferecidos de forma online e gratuita pelo MEC contemplam diversas áreas do conhecimento; conheça mais sobre o programa Aprenda Mais.