As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 começaram nesta segunda-feira (22/05), e podem ser feitas até o dia 2 de junho. O programa é fundamental para jovens e adultos de todo o país, garantindo aos inscritos o direito de acessar a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. Para isso, porém, é necessário realizar o cadastro corretamente.
O Encceja é voluntário e gratuito, e é especialmente para jovens e adultos que não tenham conseguido concluir o ensino fundamental ou médio na época adequada. A certificação do ensino fundamental é para cidadãos com mais de 15 anos, enquanto a do ensino médio é para aqueles com mais de 18 anos.
Com isso, o certificado equivale a um diploma de conclusão das etapas de ensino, e as provas devem ocorrer em breve. Para saber mais sobre o exame, confira abaixo o calendário oficial e como se inscrever no Encceja.
Encceja 2023: inscrições
Há alguns anos, o diploma de conclusão poderia ser conquistado utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, o governo decidiu formular o Encceja para tornar o acesso à avaliação ainda mais simples, garantindo que cidadãos de todo o país possam conseguir sua certificação de forma mais rápida.
Quanto ao cronograma, todas as datas foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com base nele, as provas devem ser aplicadas no dia 27 de agosto. Confira:
- Inscrições: de 22 de maio a 2 de junho;
- Provas: 27 de agosto;
- Divulgação do gabarito: 11 de setembro;
- Resultados: 22 de setembro.
Sobre o exame
O Encceja é composto por quatro provas objetivas, e cada uma possui 30 questões de múltipla escolha. Junto disso, existe ainda uma redação de até 30 linhas, que segue o modelo de texto dissertativo-argumentativo, como o do Enem.
Para cidadãos que desejam conquistar o certificado para ensino fundamental, as provas são as seguintes:
- Matemática;
- História e geografia;
- Ciências naturais;
- Língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação.
Já para o certificado de ensino médio, a prova é a seguinte:
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
O certificado pode ser obtido atingindo no mínimo 100 pontos em cada prova, de uma escala de 60 a 180. Já no caso da redação, é preciso ter nota igual ou superior a 5.
Como se cadastrar para fazer o Encceja
As inscrições para a edição de 2023 do Encceja devem ser realizadas no portal do exame. Para efetuá-las, basta informar alguns dados, como o CPF e data de nascimento, e enviar o cadastro. Outros dados solicitados são:
- Nome completo;
- Nome completo da mãe;
- Nome completo do pai;
- Estado civil;
- Nacionalidade;
- CEP;
- Endereço completo.
É importante ter em mente que, ao contrário de outros exames como Unicamp e Fuvest, o Encceja não é um vestibular e não possui número limitado de vagas. O diploma pode ser recebido ao alcançar a nota mínima, e os candidatos devem apenas obedecer às regras para evitar que a prova seja zerada, como quando há fuga do tema da redação.
Os resultados do exame costumam ficar disponíveis 10 dias após sua realização. Para acessá-los, é preciso conferir o endereço oficial, inserindo os dados e a senha cadastrada na inscrição. Mais informações podem ser consultadas por meio da Secretaria de Educação do município de residência do cidadão.