Jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade apropriada devem ficar atentos. É que o Encceja 2023 já tem calendário definido. As datas da prova deste ano foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em março.
Segundo o Inep, as provas do Encceja 2023 serão aplicadas no dia 27 de agosto, nos turnos da manhã e tarde. As inscrições estão previstas para começarem no dia 22 deste mês e devem seguir até 2 de junho. Confira, a seguir, mais informações sobre o exame e como se preparar para as provas.
O que é o Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) tem o objetivo de apurar habilidades, competências, e saberes de jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. Ao realizarem as provas e conseguirem obter a nota mínima, os jovens e adultos têm acesso ao certificado do ensino Fundamental e Médio.
Quem pode participar do Encceja 2023?
Neste ano, podem participar do Encceja jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada nível de ensino, mas desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização das provas.
A participação no Encceja 2023 é voluntária e totalmente gratuita. Vale destacar, no entanto, que neste ano somente podem fazer o Exame de forma gratuita, aqueles candidatos que não compareceram para a realização das provas de 2022 e justificaram a sua ausência no prazo estabelecido, qual seja, 3 a 14 de abril deste ano.
Os candidatos que não conseguiram justificar a sua ausência no Exame do ano passado, deverão ressarcir ao Inep o valor, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança (GRU), emitida pelo sistema do próprio instituto.
Provas do Encceja 2023
O Encceja 2023 será composto por quatro provas objetivas, tendo cada uma delas 30 questões, além de uma redação. Para cada nível de ensino, as provas possuem áreas de conhecimento específicas. Entenda a seguir:
Candidatos do nível fundamental
Para os candidatos do nível fundamental, serão aplicadas provas de Ciências Naturais e Matemática. Essas serão realizadas no turno da manhã e terão quatro horas de duração.
À tarde, os candidatos farão as provas de Artes, Língua Portuguesa, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol) e Redação. No turno vespertino, as provas terão cinco horas de duração.
Candidatos do nível médio
Para os candidatos do nível médio, serão aplicadas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Essas serão realizadas no turno da manhã e terão quatro horas de duração.
Além disso, os candidatos do nível médio realizarão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Essas serão aplicadas no turno vespertino e terão cinco horas de duração.
Calendário do Encceja 2023
Como dito, as inscrições estão previstas para começarem no dia 22 de maio e devem seguir até 2 de junho. As inscrições devem ser realizadas no site do Inep.
Confira o calendário do Encceja 2023:
- Inscrição: 22/05 a 02/06;
- Aplicação (Ensino Fundamental e Médio): 27/08.
Como se preparar para o Encceja 2023?
Para se preparar para o Encceja 2023, os candidatos do nível fundamental devem estudar as seguintes disciplinas:
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol);
- Artes;
- Educação Física;
- História;
- Geografia;
- Redação.
Para se preparar para o Encceja 2023, os candidatos do nível médio devem estudar as seguintes disciplinas:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Redação.
Para se preparar para o Encceja 2023, os candidatos devem ainda ler o edital do Exame. Além disso, para estudar e se preparar devidamente, é interessante resolver questões de provas anteriores do Encceja. O exame dos anos anteriores pode ser acessado neste site.