Enem 2023 já tem calendário definido; veja quando vão abrir as inscrições

Enem 2023 teve calendário definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O calendário para realização Enem 2023 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é a principal maneira de admissão no ensino superior público do país.

continua depois da publicidade

Além disso, ele também é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), parciais e integrais, em instituições de ensino particulares. O Enem também dá possibilidade de garantir o Fies, que é um financiamento de estudo em faculdades particulares.

Enem 2023 tem o calendário definido

Nesta quarta-feira (15/03) foi publicado no Diário Oficial da União uma portaria que modifica o calendário de eventos do Exame Nacional do Ensino Médio em 2023.

Leia também

Previstas para acontecer inicialmente entre os dias 8 e 19 de maio, o cronograma alterou as inscrições para o período de 5 a 16 de junho. As solicitações devem ser realizadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

continua depois da publicidade

Confira o calendário completo do Enem 2023:

  • Inscrições: 5 a 16 de junho;
  • Primeiro dia de provas: 5 de novembro. Os candidatos serão avaliados por redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões Ciências Humanas;
  • Segundo dia de provas: 12 de novembro. Os candidatos serão avaliados em 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática;
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Conforme o cronograma de eventos, nos dias da realização das provas, os portões dos locais de provas são fechados às 13h, com início da aplicação às 13h30. O tempo máximo do primeiro dia será de cinco horas e meia, e de cinco horas no segundo domingo.

continua depois da publicidade

No momento da inscrição, é possível optar pela versão comum ou digital do exame. Quem escolher pelo Enem digital, irá responder às questões de forma online, usando um computador. Contudo, a prova não é realizada em casa e sim em alguma instituição de ensino selecionada pelo Inep, previamente informada na Página do Participante.

Nesses locais, o exame estará disponível em computadores por um sistema próprio, não sendo possível acessar outros sites durante a aplicação da prova. Além disso, um técnico de informática é responsável por acompanhar o andamento, para verificar se há algum problema técnico durante a prova.

Apesar de o Enem digital ser realizado utilizando um computador, a redação deverá ser feira de maneira manuscrita. Assim, será preciso levar caneta esferográfica transparente de tinta preta.

continua depois da publicidade

Os participantes também recebem folhas de rascunho para realizar os cálculos e anotações durante as provas. Em 2023, a versão impressa e digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias, de forma simultânea, com as questões iguais.

Enem 2023: como se preparar?

O conteúdo do exame seguirá a Matriz de Referência do Enem, usada desde 2009. Esses assuntos, no entanto, estão previstos para serem modificados em 2024, quando todas as escolas estarão adequadas ao Novo Ensino Médio.

Como a Matriz de Referência do Enem é ampla, é importante que os estudantes estejam atentos ao que é cobrado em um exame dessa natureza.

Uma boa dica para treinar toda a abordagem do conteúdo é realizando provas anteriores. Mais de 5 mil questões já caíram nas provas do Enem. A partir disso, será possível identificar um estilo da prova e o que costuma ser cobrado.

Com este amplo banco de questões para treinar, o estudante que deseja figurar entre a lista de aprovados não pode deixar de resolver as provas antigas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade