Inscrições no Sisu 2023 abrem na próxima semana; 226 mil vagas

Sistema oferece graduações em 128 instituições públicas de todas as regiões. Interessados terão nove dias para se candidatar.

Começam na quinta-feira, 16, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2023, que oferta 226.399 vagas em 6,4 mil cursos espalhados pelo país. O prazo se estende até 24 de fevereiro e contempla estudantes que realizaram o Enem ano passado e querem ingressar em uma universidade pública ainda neste primeiro semestre.

continua depois da publicidade

Para pleitear vaga em uma das 128 instituições credenciadas com base na nota obtida, é requisito não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2022. A lista inclui universidades federais e estaduais, além dos institutos federais (IFs). Confira a seguir os principais detalhes sobre o Sisu 2023.

Inscrições Sisu 2023

O site do Sisu recebe inscrições entre 16 e 24 de fevereiro, sem cobrança de taxas e com possibilidade de alterações até o último dia. Cada candidato deverá selecionar duas opções de curso, pela ordem de preferência.

Leia também

Antes disso, será solicitada a inserção (ou confirmação) de dados pessoais como CPF, senha de inscrição no Enem, número de celular e conta de e-mail.

continua depois da publicidade

As recomendações são as mesmas dos anos anteriores: pesquisar previamente quantas vagas estão disponíveis, verificar as pontuações mínimas exigidas e acompanhar os resultados parciais para alterar ou não as opções até a data final, avaliando onde há maiores chances de aprovação.

Como de costume, as notas de corte serão divulgadas somente a partir do segundo dia, quando será possível saber a concorrência, isto é, quantos candidatos estão interessados na mesma vaga.

Nos três últimos dias do prazo, os inscritos poderão conferir a classificação alcançada. Encerrado o período de inscrições, serão consideradas as duas últimas opções salvas pelo estudante. O sistema também permite pesquisar as oportunidades por três meio de palavras-chave: curso, instituição e/ou cidade.

continua depois da publicidade

Quando saem os resultados do Sisu 2023/1?

A publicação da relação de aprovados está prevista para o dia 28 de fevereiro, quando será permitida a matrícula no curso. Já a lista de espera, destinada a candidatos cujos nomes não constarem na chamada regular, ficará disponível até 8 de março, com a divulgação de vagas remanescentes.

Saiba mais

O próximo Sisu (2023/2) ainda não tem data agendada, mas tende a abrir inscrições logo no início do segundo semestre. Na edição anterior, o cadastro ficou disponível entre 28 de junho e 1° de julho.

continua depois da publicidade

A novidade da primeira edição deste ano fica por conta do prazo maior para inscrições, em razão do feriado de Carnaval. Outras duas alternativas também permitirão candidaturas em breve, segundo o calendário antecipado pelo MEC: Programa Universidade para Todos e Fundo de Financiamento Estudantil.

As inscrições para bolsas integrais ou parciais de estudos do Prouni 2023 serão realizadas entre 28 de fevereiro e 3 de março. A divulgação dos resultados da primeira e segunda chamadas acontecerá no mesmo mês.

Já o Fies receberá inscrições durante um prazo menor, de 7 a 10 de março, para interessados em financiamentos em instituições particulares.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade