Resultado do Enem 2022: quando as notas serão liberadas?

Estudantes que realizaram a última edição da prova poderão em breve acessar o resultado e definir em qual programa do governo se candidatar.

A última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aconteceu em novembro de 2022 e contou com mais de 3 milhões de estudantes inscritos, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

continua depois da publicidade

Agora, esses estudantes esperam pelo resultado do Enem 2022 e se perguntam quando as notas serão liberadas. O Inep também é responsável pela divulgação das notas, que serão liberadas no dia 13 de fevereiro.

Os estudantes interessados em acompanhar o desempenho podem acessar a página do participante do Inep. Com o resultado em mãos, é possível escolher em qual programa do governo tentar pleitear uma vaga na universidade.

Resultado do Enem 2022

Leia também

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado provavelmente no dia 13 de fevereiro, diretamente na página do participante do Inep. Para consultar o resultado o candidato deve informar o CPF e senha cadastrados, realizar o login e conferir o desempenho na prova.

continua depois da publicidade

As notas do Enem são divulgadas de forma definitiva, não cabendo recurso contra o resultado divulgado. Todavia, as notas para os participantes que ainda se encontram no ensino médio são liberadas apenas 60 dias depois das demais.

O gabarito oficial do Enem foi divulgado ainda em novembro do ano passado. Após todos os recursos e anulações de questões, os estudantes puderam fazer uma estimativa da nota, mesmo que a correção apresente alguma diferença final.

Aproveitamento das notas do Enem

O estudante que realizou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode aproveitar a nota em outros programas do governo. Sendo assim, é possível aproveitar o resultado no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), no ProUni (Programa Universidade para Todos) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

continua depois da publicidade

Nesse sentido, estudantes que optarem pelo SiSU podem se candidatar a diversas instituições públicas brasileiras. O período de inscrição para o programa acontece entre 16 a 24 de fevereiro. O resultado sai no dia 7 de março.

O ProUni é um programa federal que oferece aos alunos bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas. Sendo assim, há um limite mínimo de pontos tirados na prova do Enem, bem como a exigência de não ter se saído mal na redação, a ponto de zerar a pontuação nesta prova. As inscrições para o programa já foram definidas e os estudantes têm entre os dias 28 de fevereiro até o dia 3 de março para realizar todo o processo.

continua depois da publicidade

O último dos programas do governo nesse tipo, o Fies, é responsável por selecionar estudantes que se encontram em situação de baixa renda e financiar os cursos superiores deles em instituições de ensino privado. Para 2023, a novidade é que o Fies vai passar a exigir nota mínima para a prova de Redação.

Todavia, as inscrições para o Fies 2023 vão estar disponíveis entre os dias 7 e 10 de março, e o resultado sairá no dia 14 do mesmo mês.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade