O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta-feira (1º), a lista dos cursos de graduação a serem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na edição de 2023. A avaliação é referente ao Ano I do Ciclo Avaliativo.
Mais de 20 cursos devem participar desta edição do Exame. A relação completa foi publicada na Portaria MEC nº 124, de 31 de janeiro de 2023, que estabelece o regulamento do Enade.
As inscrições da prova terão início no dia 27 de junho e se encerram em 31 de agosto. De acordo com o cronograma, as avaliações serão aplicadas em 26 de novembro de 2023 e o gabarito será divulgado em 8 de dezembro. Já a publicação dos resultados ocorrerá no dia 10 de setembro de 2024.
Cursos que serão avaliados no Enade 2023 – Bacharelado
- Agronomia;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Biomedicina;
- Enfermagem;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Alimentos;
- Engenharia de Computação I;
- Engenharia de Controle e Automação;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Florestal;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Química;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Medicina;
- Medicina Veterinária;
- Nutrição;
- Odontologia;
Zootecnia.
Cursos de grau Tecnólogo
- Estética e Cosmética;
- Gestão Ambiental;
- Radiologia;
- Gestão Hospitalar;
- Segurança no Trabalho;
- Agronegócio.
Quem irá participar do Enade 2023?
Participam do Enade, estudantes que tenham iniciado o respectivo curso neste ano, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima da grade do curso integralizada até o último dia do prazo de retificação de inscrições ao exame.
Também participam os estudantes que estão concluindo cursos de bacharelado, desde que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do prazo de retificação de inscrições do Enade 2023; ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.
Em relação aos concluintes de cursos com grau de tecnólogo, participam aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2023.
As Instituições de Educação Superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, são responsáveis por inscrever os estudantes aptos a realizarem o exame, independentemente da organização curricular adotada no âmbito da oferta dos cursos.
Vale lembrar que quem estiver irregular perante o Enade 2023 não poderá colar grau e receber o diploma de estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.
Sobre o Enade
O Enade é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), bem como é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desse modo, a participação no exame é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.
O exame avalia o rendimento dos estudantes que estão finalizando os cursos de ensino superior, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares.
Por fim, também é avaliado o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis a formação geral e profissional, além do conhecimento dos estudantes diante da realidade brasileira e mundial.