SiSU 2023: MEC libera consulta de vagas; saiba o que fazer

O prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) mudou em função do Carnaval. Confira o novo calendário e veja todos os detalhes sobre as vagas deste ano.

A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), oferece 226.399 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior no país, sendo 63 universidades federais.

continua depois da publicidade

A consulta às vagas do SiSU foi liberada na última segunda-feira (30). Ao todo, são 6.402 cursos de graduação com vagas disponíveis. No site do sistema é possível visualizá-los por modalidade de concorrência, turnos, instituições e localização.

Além disso, o candidato pode conferir, na íntegra, os documentos de adesão de cada uma das instituições que fazem parte da primeira edição do SiSU 2023.

O que é o SiSU?

Leia também

O SiSU é um programa do governo federal que disponibiliza vagas no ensino superior em instituições federais e estaduais, por meio da nota da edição mais recente do Enem.

continua depois da publicidade

Para ver os cursos e instituições, e se inscrever nesta edição, basta ter o acesso único no site do governo federal, informar o número de inscrição no último Enem (exame de 2022) e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Desse modo, para participar do SiSU, é exigido que o candidato tenha realizado o Enem de 2022, obtido nota maior que zero na prova de redação e não tenha feito o Exame na condição de treineiro.

continua depois da publicidade

Inscrições no SiSU 2023

O período de inscrições do SiSU foi estendido em função do Carnaval. Nesse sentido, as inscrições serão abertas em 16 de fevereiro e poderão ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 24 de fevereiro.

Ao longo desse período, os candidatos podem mudar o curso selecionado em primeira ou segunda opção. Vale lembrar que o sistema é atualizado diariamente com novas notas de corte, que variam conforme a média dos candidatos inscritos. Assim, a opção considerada na seleção será aquela que você tiver escolhido no último dia das inscrições.

Modalidades de concorrência: ampla concorrência e cotas

No momento da inscrição no SiSU, o candidato também deve informar qual é a modalidade de concorrência em que ele se encaixa: ampla concorrência ou cotas para escolas públicas ou PPI (pretos, pardos e indígenas). Além disso, caso deseje, também poderá optar pela ampla concorrência como estratégia. Confira o cronograma completo do SiSU 2023 a seguir.

continua depois da publicidade

Cronograma da primeira edição do SiSU 2023

Abaixo estão listadas as principais datas do SiSU no primeiro semestre deste ano:

  • Período de inscrições no SiSU: 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro;
  • Prazo para matrícula dos candidatos convocados na 1° chamada: 2 a 8 de março de 2023;
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera do sistema: 28 de fevereiro a 8 de março de 2023;
  • Convocação da lista de espera pelas instituições de ensino superior: ainda não informado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade