O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o ProUni passará por mudanças. No caso uma fila única será criada para os candidatos que estejam em situação de espera. A decisão já foi oficializada em uma publicação no Diário Oficial da União (DOU).
O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como objetivo a oferta de bolsas integrais (100% de desconto) e parciais (50% de desconto) para estudantes que não possuem nível superior ingressarem em universidades e faculdades particulares. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como principal métrica de avaliação dos candidatos.
Lista de espera única ProUni 2023
De acordo com a publicação do MEC no Diário Oficial da União, a nova lista de espera do ProUni terá uma fila única. Isso quer dizer que não será mais levado em consideração se a pessoa está ou não incluída entre os candidatos provenientes de cotas.
“A lista de espera do ProUni será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos estudantes pela concorrência às vagas destinadas à implementação de políticas de ações afirmativas ou à ampla concorrência”, informa a pasta.
Por outro lado, as demais regras para cotistas e para quem faz parte da ampla concorrência permanecem as mesmas. Ou seja, as vagas de primeira chamada continuam possuindo as cotas previstas em lei.
É importante lembrar que a lista de espera é constituída por candidatos que não passaram na primeira e nem na segunda chamada ou cujo curso não teve formação de turma, mesmo após a aprovação.
Quem pode participar do ProUni
De acordo com as regras do ProUni, para poder participar é necessário que o estudante tenha realizado a edição mais recente do Enem ou a penúltima, tirando ao menos 450 pontos e sem ter zerado a redação. Além disso, é necessário se enquadrar em uma das situações abaixo:
- Estudante que seja Pessoa com Deficiência (PcD);
- Estudante que cursou o ensino médio na rede pública;
- Professores de escola pública que queiram cursar Pedagogia ou Licenciatura;
- Estudante que fez ensino médio, sendo parte na rede pública e outra na privada (com bolsa integral);
- Estudante que fez ensino médio, sendo parte na rede pública e outra na privada (sem bolsa ou bolsa parcial);
- Estudante que fez ensino médio na rede privada, com bolsa integral;
- Estudante que fez ensino médio na rede privada, com bolsa parcial ou mesmo sem bolsa.
Como se inscrever no ProUni
O ProUni 2023 teve seu cronograma alterado recentemente pelo MEC. Agora, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março de 2023. Já os resultados e a possibilidade de se inscrever na primeira chamada estão previstos para 07 de março, com término no dia 16 do mesmo mês.
A segunda chamada do ProUni está programada para ocorrer entre os dias 21 e 30 de março. Confira como se inscrever no ProUni:
- Entre no site do Prouni, localizado no portal do Acesso Único;
- Clique no botão de inscrição;
- Digite seu CPF;
- Depois, informe a sua senha do gov.br;
- Na sequência, basta seguir as instruções da página e ir preenchendo o que é requisitado;
- Após ter feito tudo, uma confirmação aparecerá na tela.
Se a pessoa passar na primeira chamada ou na segunda, ela poderá ir na instituição de ensino se matricular. Caso contrário, deverá participar da lista de espera do ProUni.