MEC divulga editais do SiSU, ProUni e Fies 2023; confira os cronogramas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais do SiSU, ProUni e Fies 2023, que passaram por antecipação das datas. Confira.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última sexta-feira (27), os editais dos processos seletivos Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os calendários relativos às inscrições passaram por alterações, e as novas datas dos cronogramas devem ser de conhecimento de todos os futuros candidatos.

continua depois da publicidade

Todos os processos seletivos levam em consideração a nota obtida pelo estudante no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma que seja possível aplicar o resultado para conquistar vagas em universidades públicas e particulares com descontos, ou conseguir financiamento para os estudos.

No geral, é possível utilizar a nota obtida no último Enem, ou seja, em 2022. No caso do ProUni, porém, também é permitido utilizar a nota do exame de 2021, e no Fies, os interessados podem solicitar o procedimento caso tenham feito qualquer versão da prova a partir de 2010.

As inscrições para o ensino superior são feitas de forma remota, através do portal Acesso Único, por qualquer candidato que tenha feito o Enem.

continua depois da publicidade
Leia também

MEC divulga editais do SiSU, ProUni e Fies 2023: confira

A partir de agora, após as correções e antecipações do MEC, os estudantes interessados em se inscrever nos programas do ministério devem prestar atenção nas seguintes datas:

SiSU 2023

O SisU é o programa responsável por aprovar estudantes para universidades públicas. Os inscritos podem mudar suas opções de curso quantas vezes quiserem ao longo do período de inscrições, baseando-se nas notas de corte parciais, atualizadas diariamente.

continua depois da publicidade

As inscrições do SiSU vão do dia 16 a 24 de fevereiro, e os resultados saem no dia 28 de fevereiro. Como informado anteriormente, as notas consideradas são do Enem 2022.

ProUni

O ProUni é baseado na distribuição de bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes em instituições de ensino privadas. Só podem participar aqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos, ou seja, R$ 3.636 por pessoa, e que se encaixem nos critérios sociais definidos, como ter estudado em escola pública.

No caso do ProUni, as inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março. Já os resultados estão divididos entre a primeira chamada, nos dias 7 a 16 de março, e a segunda chamada, de 21 a 30 de março. Nesse caso, as notas consideradas são do Enem 2021 e 2022.

continua depois da publicidade

Fies

O Fies é um programa de financiamento que concede empréstimo aos estudantes de baixa renda, de forma que possam estudar em universidades privadas. Após formados, os beneficiados devem devolver os valores ao agente financeiro por onde contrataram o serviço, como a Caixa Econômica Federal, seguindo as regras do contrato.

As inscrições do Fies vão do dia 7 a 10 de março, e os resultados saem no dia 14 de março. No Fies, são aceitas notas do Enem de qualquer edição do exame a partir de 2010.

O novo Enem

Junto da mudança das datas, o MEC trouxe também outra novidade, que já pode ser implementada a partir de 2024: o novo modelo do Enem. Por conta das alterações na grade curricular do ensino médio, é provável que as provas sejam reformuladas.

De acordo com o ministério, a nova versão será dividida conforme as áreas de conhecimento do novo ensino médio. A partir de agora, existe uma formação específica para os estudantes, com base em seus interesses e objetivos para o futuro. Assim, a primeira fase do Enem deve manter as questões interdisciplinares, com foco em matemática e português; já a segunda deve abordar a formação específica dos alunos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade