MEC oferece cursos online gratuitos de qualificação; saiba se inscrever

Oportunidades são direcionadas para diferentes áreas do conhecimento e pretendem capacitar pessoas interessadas.

O Ministério da Educação (MEC) oferece cursos online e gratuitos para alunos que desejam se qualificar para o mercado de trabalho. São mais de 100 vagas distribuídas em diversas áreas do conhecimento e ao final do curso os estudantes ganham um certificado de conclusão.

Os cursos são oferecidos pela plataforma Aprenda Mais, uma parceria juntamente com o Ministério da Educação e que pretende capacitar mais de 800 mil estudantes até 2025. Nesse sentido, de acordo com dados levantados, já são mais de 18 milhões de acessos ao site e mais de 200 mil professores formados através da plataforma.

Todavia, os cursos gratuitos de qualificação oferecidos pelo MEC possuem carga horária de 20 a 30 horas, em média. Para se inscrever basta acessar o site da plataforma e seguir as orientações de cada curso.

MEC oferece mais de 100 cursos online gratuitos

Em parceria com a plataforma Aprenda Mais, o Ministério da Educação (MEC) abriu mais de 100 vagas em cursos online e gratuitos. As oportunidades são destinadas a áreas diferentes do conhecimento e oferecem certificado de conclusão ao final do curso.

A plataforma Aprenda Mais é responsável por promover o acesso a muitos brasileiros que desejam se qualificar para enfrentar o mercado de trabalho com maiores condições. Sendo assim, o objetivo da plataforma é capacitar mais de 820 mil pessoas até 2025.

Os cursos disponíveis no site contemplam áreas como Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Nesse sentido, os cursos surgem como opção para que estudantes se capacitem, podendo escolher quantos cursos desejam fazer dentro da plataforma. A lista completa de cursos está disponível no próprio site, mas existem opções como as seguintes:

  • Biologia;
  • Epidemiologia;
  • Saúde Ocupacional;
  • Automação de Sistemas;
  • Banco de Dados;
  • Comunicação Empresarial;
  • Estatística;
  • Química;
  • Alimentação e Nutrição no Brasil;
  • Confeitaria;
  • Contabilidade Básica;
  • Administração;
  • Artes Visuais;
  • Técnicas de Publicidade e Propaganda;
  • Espanhol;
  • Inglês;
  • Literatura.

Inscrições para os cursos do MEC

Os interessados em cursar algum dos cursos disponibilizados pelo MEC devem acessar o portal Aprenda Mais e escolher o curso desejado na aba “Mais Cursos”. As inscrições são completamente gratuitas e podem ser feitas para quantos cursos os estudantes desejarem.

Os materiais disponibilizados para cada curso são baseados em evidências científicas coletadas. Dessa forma, a metodologia usada acredita ser viável promover a aprendizagem de uma forma mais aprimorada, usando a atenção individualizada.

Os cursos possuem carga horária que varia entre 20 e 30 horas. Além dos cursos oferecidos, será possível fazer o curso de alfabetização da plataforma. O programa Tempo de Aprender foi desenvolvido para pessoas que sentem a necessidade de melhorar o processo de alfabetização.

Leia também

você pode gostar também

Governo Federal oferece curso sobre Previdência Privada

Curso sobre previdência privada ofertado pelo governo federal é gratuito. Participante poderá obter um certificado de conclusão.

Fies: projeto amplia prazo para o pagamento de dívidas pendentes

O PL 3016/22 que visa estender o prazo para a renegociação das dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), tramita em caráter conclusivo e passa por análise na CE, CFT e CCJ.

Provas do Encceja já têm data para 2023; confira o calendário completo

As provas do Encceja, exame que oferece certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, já têm data para 2023. Confira o cronograma e mais informações sobre o programa.

Inscrições do SiSU 2023 acontecerão em fevereiro; veja o cronograma

As inscrições do processo seletivo do SiSU 2023 devem acontecer em fevereiro, após antecipação do cronograma pelo MEC. Confira as datas oficiais deste e dos demais programas do governo.

Fies 2023 já tem datas de inscrição para o primeiro semestre

Em novembro do ano passado, o Ministério da Educação divulgou o cronograma com as datas de inscrição do Fies 2023. A primeira etapa começa a partir do primeiro semestre.

Quem pode fazer o Encceja 2023? Entenda o que é essa prova

A edição do Encceja 2023 atende um público específico de brasileiros, mas deve-se entender mais sobre o funcionamento e importância da prova antes da inscrição.