Inscrições do SiSU 2023 acontecerão em fevereiro; veja o cronograma

As inscrições do processo seletivo do SiSU 2023 devem acontecer em fevereiro, após antecipação do cronograma pelo MEC. Confira as datas oficiais deste e dos demais programas do governo.

Os calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos do ano, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, já foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC).

continua depois da publicidade

No caso do Sisu, sua primeira edição deve aceitar inscrições de todos os estudantes que concluíram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, sem ter zerado a redação. Assim como no ano passado, em um primeiro momento, o processo ocorre no mês de fevereiro.

Este sistema oferece vagas em cursos superiores de instituições públicas em todo o país, como universidades federais e estaduais. Em 2022, durante o primeiro semestre, foram ofertadas 221.790 vagas para 6.146 cursos de graduação, em cerca de 125 instituições públicas. No segundo semestre, foram 65.932 vagas para 2.043 cursos em 73 instituições.

Inscrições do SiSU 2023: cronograma oficial

Leia também

Todos os estudantes que realizaram o Enem e não zeraram a redação já podem começar a se preparar para concorrer às vagas de instituições públicas. Neste sentido, o MEC anunciou recentemente a antecipação do calendário de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies.

continua depois da publicidade

Antes previstas para começarem em março, as novas datas devem alinhar os processos seletivos com os calendários acadêmicos das universidades, assim, evitando atrasos durante o ingresso dos novos estudantes.

Por sua vez, o edital da primeira edição do SiSU 2023 ainda não está disponível, mas a previsão é de que seja liberado ainda durante este mês. Mesmo assim, as datas são as seguintes:

  • Inscrições gerais: 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultado: 28 de fevereiro;
  • Manifestações da lista de espera: ainda não foi divulgado;
  • Matrícula: ainda não foi divulgado;
  • Chamadas da lista de espera: ainda não foi divulgado;

Enquanto isso, cada instituição também deve publicar seus resultados em editais próprios, de forma que os estudantes possam conferir questões a respeito do calendário, horários e locais de atendimento para realizar a matrícula. Contudo, isso só será possível após a inscrição dos candidatos, que devem obrigatoriamente ser feitas no período informado.

continua depois da publicidade

Mais sobre os demais processos seletivos

Os interessados em tentar uma vaga para uma universidade, faculdade ou instituto particular de ensino, usufruindo de bolsa total ou parcial (50%), devem prestar atenção nas datas de inscrição do Prouni. O processo será liberado entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Neste caso, a nota do Enem 2021 também é aceita.

Enquanto isso, a primeira chamada do processo seletivo deve ser divulgada no dia 7 de março, e a segunda, no dia 21.

continua depois da publicidade

No caso dos estudantes que desejam ingressar em instituições privadas por meio de financiamento estudantil, a inscrição no Fies ocorre entre os dias 7 e 10 de março de 2023. A divulgação do resultado do processo seletivo será feita no dia 14 de março. No Fies, é possível concorrer a vagas tendo realizado qualquer edição do Enem, desde 2010.

Com base em informações do MEC, todos os editais de processos seletivos e informações gerais como número de vagas disponíveis não devem ser divulgadas após janeiro, sendo este o mês limite para publicação.

Vale lembrar que o Enem, a porta de entrada para todas estas instituições, sejam elas públicas ou privadas, pode ser realizado por todos os estudantes do ensino médio.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade