Quem pode fazer o Encceja 2023? Entenda o que é essa prova

A edição do Encceja 2023 atende um público específico de brasileiros, mas deve-se entender mais sobre o funcionamento e importância da prova antes da inscrição.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma das principais provas do Brasil atualmente. No entanto, muitos não entendem do que se trata esse exame e nem quem pode se inscrever como candidato para a edição de 2023.

Em sua última edição, a prova foi realizada em mais de 600 cidades do país, com mais de 547 mil participantes. Com a aproximação do novo cronograma, estudantes devem se informar com antecedência para não perder a chance de obter um certificado. Saiba mais a seguir:

O que é o Encceja?

Em primeiro lugar, o Encceja é um exame cujo principal objetivo é construir uma referência nacional no campo da Educação para Jovens e Adultos. Para isso, aplica uma avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos ao longo do processo de formação.

No entanto, essas informações avaliadas referem-se tanto ao processo escolar quanto ao processo civil. Ou seja, aborda os aspectos que são ensinados nas instituições de ensino, mas também aqueles que decorrem da convivência humana, trabalho, vida familiar e afins.

Com organização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e gestão do Ministério da Educação (MEC), o Encceja é um dos principais mecanismos educacionais do país. Através dele, consegue-se atender brasileiros que não concluíram os próprios estudos.

Quem pode fazer o Encceja 2023?

Acima de tudo, a participação no Encceja é voluntária e gratuita. Sendo assim, quem pode fazer o exame neste ano são os jovens e adultos residentes no Brasil, mas também aqueles que estão no exterior. Ademais, a prova atende as Pessoas Privadas de Liberdade.

Em todos os cenários, são contemplados aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os próprios estudos dentro da idade prevista. Através da avaliação, os brasileiros concorrem a uma certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para realização da prova do Ensino Fundamental, a regra é que o candidato tenha, no mínimo, 15 anos. Em contrapartida, a prova do Ensino Médio exige idade mínima de 18 anos. Ambas idades devem ser completas no dia de aplicação do exame.

Com a proposta de alcançar o maior número de brasileiros, agindo dentro dos princípios da inclusão e diversidade, o Encceja 2023 segue oferecendo diferentes suportes. Sendo assim, há a possibilidade de solicitar atendimento especializado e específico.

Portanto, prioriza também as Pessoas com Deficiência, com a possibilidade de recursos de acessibilidade, acompanhamento e auxílios específicos.

Além disso, a prova conta com o atendimento pelo nome social para os participantes da comunidade travesti e transexual que desejam o tratamento pela própria identidade de gênero. Sobretudo, esses detalhamentos devem ser informados no momento da inscrição.

Qual é a estrutura da prova?

Nas duas modalidades, as provas são aplicadas em um único dia, dentro do período matutino e vespertino. As provas são compostas por 120 questões, sendo 30 de cada área do conhecimento. Por fim, há também uma prova de redação, no formato dissertativo-argumentativo.

Contudo, o Encceja é composto por provas estruturadas de maneira específica para cada grau acadêmico. No caso do Ensino Fundamental, as disciplinas cobradas são:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais;
  • Redação.

Por outro lado, os candidatos do Ensino Médio são avaliados nos mesmos eixos aplicados na BNCC e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, a avaliação aborda:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Redação.

Leia também

você pode gostar também

ProUni 2023 terá lista de espera única; entenda a novidade

Vagas da lista de espera do ProUni passaram por alterações. Programa oferece bolsas para instituições de ensino particulares de nível superior.

MEC divulga editais do SiSU, ProUni e Fies 2023; confira os cronogramas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais do SiSU, ProUni e Fies 2023, que passaram por antecipação das datas. Confira.

Nota do Enem pode ser usada para entrar em universidades fora do país

Se você está pensando em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio para cursar uma graduação no exterior, confira algumas universidades internacionais que aceitam a nota da prova.

Encceja 2023 já tem cronograma; veja tudo que você precisa saber

O Encceja 2023 é um exame que permite que jovens e adultos de todo o país garantam sua certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. Confira o cronograma oficial.

Enem 2023 já será no novo formato? Entenda o que muda na prova

O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e faculdades privadas no país; veja a seguir como será a aplicação do exame neste ano.

Capes dará prêmio de R$ 5 mil a universitários; veja como concorrer

Premiação busca reconhecer o desempenho de estudantes que se destacam, além de subsidiar estudos e pesquisas em várias áreas.