O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem sua edição de 2023 prevista para agosto. Sendo assim, o público interessado no certificado precisa estar atento para o cronograma e como se inscrever na prova.
As informações foram divulgadas na primeira segunda-feira do ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por via de regra, a instituição é responsável pela operacionalização, gestão e atendimento dos candidatos. Saiba mais a seguir:
Cronograma do Encceja 2023
De acordo com as informações do Inep, divulgadas no dia 02 de janeiro, o cronograma do Encceja 2023 segue as datas:
- Período de inscrições: 22 de maio até 2 de junho;
- Aplicação das provas: 27 de agosto;
- Divulgação do gabarito: 27 de agosto;
- Divulgação dos resultados: 22 de dezembro.
O Ministério da Educação afirma que o principal objetivo do Encceja é “construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes”. Neste sentido, desde os conhecimentos adquiridos no processo escolar quanto no processo formativo social são avaliados.
Sobretudo, o Encceja possui participação voluntária e gratuita. Como público-alvo, atende os jovens e adultos residentes no Brasil, assim como no exterior, e as pessoas privadas de liberdade. Para as pessoas privadas de liberdade, ou que estão cumprindo medidas socioeducativas, as datas são:
- Período de inscrições: 24 de julho a 4 de agosto;
- Aplicação das provas: 17 e 18 de outubro;
- Divulgação dos resultados: 22 de dezembro.
Em específico, oferece certificação àqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Desse modo, oferece a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Entretanto, existem algumas regras específicas para elegibilidade e participação:
- Ter, no mínimo, 15 anos completos para obter a certificação de Ensino Fundamental;
- Ter, no mínimo, 18 anos completos para obter a certificação de Ensino Médio;
- Ser alfabetizado;
- Ser um brasileiro nativo ou um estrangeiro com dupla nacionalidade.
As inscrições são realizadas por meio do site do Encceja, vinculado ao Inep. Entretanto, o portal está finalizando os procedimentos da edição de 2022, pois ainda não aconteceu a divulgação do gabarito do último exame.
Como funciona a prova?
O Encceja é organizado por meio com quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha em cada uma. Além da parte objetiva, é aplicado uma prova de redação com até 30 linhas para desenvolvimento do tema proposto. Em todos os casos, se trata de um texto dissertativo-argumentativo, como acontece no Enem.
Apesar disso, os conteúdos programáticos variam de acordo com o grau acadêmico. No geral, as provas de Ensino Fundamental cobram as disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira, História, Geografia Educação Física e Artes.
Por outro lado, as provas do Ensino Médio cobram conteúdos no campo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. O certificado é obtido com base na pontuação e desempenho no exame.
Em específico, o candidato deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas. No geral, a pontuação varia entre 60 e 180. Na redação, o candidato que zerar será reprovado automaticamente, porque a regra de aprovação determina a obtenção de uma nota igual ou acima de 5 para aprovação.