SiSU: MEC antecipa inscrições para a edição de 2023; veja novo prazo

Além do Sisu, outros programas também sofreram alterações nas datas das edições do próximo ano.

O Ministério da Educação antecipa inscrições para a edição de 2023 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A medida, entretanto, se estendeu também a outros processos seletivos de programas educacionais do governo federal.

Assim, o novo prazo para inscrição no Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023, com o resultado divulgado no dia 28 de fevereiro (o prazo anterior era no dia 7 de março). A medida também afeta o calendário do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O que é o Sisu?

Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que atua selecionando estudantes duas vezes ao ano para cursos de graduação em universidades federais e estaduais.

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior e a partir da nota do exame, o candidato concorre a uma vaga na instituição que lhe for acessível.

As inscrições devem ser feitas no site do Sisu e para efetuar a inscrição, é necessário utilizar o CPF e a senha de inscrição no Enem. A seguir, o estudante deve escolher duas opções de cursos (por ordem de preferência) e a opção válida é aquela feita antes do encerramento das inscrições.

Novo prazo para inscrições do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) adiantou o edital do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de outros programas. A nova data, de acordo com a divulgada, será de 16 a 24 de fevereiro. O anúncio do resultado será feito no dia 28 de fevereiro de 2023.

Outros programas também foram adiantados, como é o caso do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para o primeiro, as inscrições abrem no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março – primeira chamada no dia 7 e segunda no dia 21 de março.

O Fies terá inscrições entre 7 e 10 de março e o resultado sai no dia 14 de março. As inscrições para o ensino superior são gratuitas e devem ser feitas pelos estudantes que prestaram o Enem, acessando o site Acesso Único.

O Ministério da Educação garantiu que os editais com todos os critérios e cronogramas para os processos seletivos citados vão ser publicados já no primeiro mês de 2023. Quando as inscrições se aproximarem, o órgão também vai divulgar a quantidade de vagas disponíveis para cada processo seletivo.

A medida foi implementada para que as seleções ocorram em maior concordância com os calendários das universidades públicas e privadas, que geralmente iniciam suas atividades no primeiro mês de cada semestre do ano letivo.

Leia também

você pode gostar também

ProUni 2023 terá lista de espera única; entenda a novidade

Vagas da lista de espera do ProUni passaram por alterações. Programa oferece bolsas para instituições de ensino particulares de nível superior.

MEC divulga editais do SiSU, ProUni e Fies 2023; confira os cronogramas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais do SiSU, ProUni e Fies 2023, que passaram por antecipação das datas. Confira.

Nota do Enem pode ser usada para entrar em universidades fora do país

Se você está pensando em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio para cursar uma graduação no exterior, confira algumas universidades internacionais que aceitam a nota da prova.

Encceja 2023 já tem cronograma; veja tudo que você precisa saber

O Encceja 2023 é um exame que permite que jovens e adultos de todo o país garantam sua certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. Confira o cronograma oficial.

Enem 2023 já será no novo formato? Entenda o que muda na prova

O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e faculdades privadas no país; veja a seguir como será a aplicação do exame neste ano.

Capes dará prêmio de R$ 5 mil a universitários; veja como concorrer

Premiação busca reconhecer o desempenho de estudantes que se destacam, além de subsidiar estudos e pesquisas em várias áreas.