SiSU terá mais de 220 mil vagas no 1º semestre de 2023, anuncia MEC

Os interessados em concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) precisam ter atenção às datas para inscrições e divulgação do resultado.

A primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada aceitará inscrições dos estudantes que concluíram o ensino médio e fizeram as provas do Enem 2022 sem zerar a redação. O SiSU 2023 vai disponibilizar mais de 220 mil vagas em cursos superiores de instituições públicas, como universidades federais e estaduais.

O edital da primeira edição do SiSU 2023 ainda não foi publicado. A previsão é que isso ocorra no mês de janeiro do próximo ano. Vale lembrar que o Sistema de Seleção Unificada é um processo seletivo informatizado, sob responsabilidade do Ministério da Educação, que oferece vagas em cursos presenciais de instituições públicas do ensino superior.

SiSU 2023: confira o calendário completo

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é a maneira como instituições de ensino públicas do Brasil disponibilizam vagas para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio. Essa é uma forma de unificar o acesso às vagas, sem necessidade em se deslocar para outras localidades e concorrer às oportunidades de ensino.

Assim, os candidatos são selecionados conforme as notas para as vagas disponibilizadas. O cronograma para o 2023 de 2023 apresenta as seguintes datas:

  • Inscrições: entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março de 2023;
  • Resultado: previsto para ser divulgado no dia 7 de março de 2023.

Cada instituição, no entanto, será responsável pela publicação dos resultados em editais próprios, informando os concorrentes sobre calendário, horários e locais de atendimento para a matrícula durante o primeiro semestre de 2023.

Durante o segundo semestre de 2022, última edição, foram ofertadas mais de 65 mil vagas para estudantes em mais de dois mil cursos de graduação. As vagas foram para 73 instituições públicas de ensino superior municipais, estaduais e federais do Brasil.

SiSU 2023: passo a passo

Para participar do SiSU 2023, o primeiro passo será o de acessar o site do programa, e seguir com os seguintes passos:

  • Primeiro, será preciso clicar em “Fazer inscrição”;
  • Na tela seguinte, o estudante deve escolher a opção em “Entrar com GOV.BR” ou “Fazer cadastro”;
  • Confirme os dados de contato e e-mail para que o Sisu possa entrar em contato;
  • Depois, o estudante poderá escolher até duas opções de curso;
  • Para começar, selecione a opção “Fazer inscrição na 1ª opção”, e pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou pelo nome do curso;
  • Na busca, é possível conhecer detalhes de cada curso e modalidades disponíveis;
  • Na tela de “Modalidades”, selecione o curso que deseja disputar e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar;
  • Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu. A documentação será exigida pela instituição no momento da matrícula e selecione a opção “Confirmar minha inscrição”;
  • Após confirmar a inscrição, o estudante pode retornar à tela “Minha inscrição”, onde será possível conferir as informações da opção escolhida. O participante poderá mudar o curso durante todo o período de inscrições;
  • O participante pode conferir ainda a classificação parcial para acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação durante o período de inscrições.

Vale salientar que esse passo a passo estará disponível quando as inscrições estiverem disponíveis.

Enem 2022

A regra básica para acessar o SiSU é ter feito o Enem. As provas de 2022 foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado está previsto para ser publicado em fevereiro de 2023.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998 no Brasil, para alunos do ensino médio, e demais estudantes. Com o Enem, é possível ter acesso à educação superior.

Leia também

você pode gostar também

Nova EJA Fortaleza irá distribuir 10 mil tablets e auxílio de R$ 150

A iniciativa que garante o auxílio de R$ 150 para os estudantes é um esforço local para incentivo à escolaridade e a adesão ao novo currículo acadêmico.

ONG Recode oferece curso gratuito para programadores

A formação para Programador conta com diversas horas de atividade. Fique por dentro dos detalhes sobre o curso gratuito da ONG Recode, e confira onde e como se inscrever.

Governo Federal oferece curso sobre Previdência Privada

Curso sobre previdência privada ofertado pelo governo federal é gratuito. Participante poderá obter um certificado de conclusão.

MEC oferece cursos online gratuitos de qualificação; saiba se inscrever

Oportunidades são direcionadas para diferentes áreas do conhecimento e pretendem capacitar pessoas interessadas.

Fies: projeto amplia prazo para o pagamento de dívidas pendentes

O PL 3016/22 que visa estender o prazo para a renegociação das dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), tramita em caráter conclusivo e passa por análise na CE, CFT e CCJ.

Provas do Encceja já têm data para 2023; confira o calendário completo

As provas do Encceja, exame que oferece certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, já têm data para 2023. Confira o cronograma e mais informações sobre o programa.