O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) abriu recentemente novas opções para interessados que desejam estudar no modelo remoto por meio de sua plataforma. Neste sentido, o SENAC oferece 46 cursos online gratuitos por meio da iniciativa do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
O PSG é destinado especialmente aos cidadãos que tenham renda familiar per capita menor que dois salários mínimos federais. Das 46 opções de cursos, é possível escolher entre aulas de áreas como administração, desenvolvimento socioambiental, estética, marketing, finanças, língua portuguesa, serviços turísticos e tecnologia, por exemplo.
Além disso, o programa de gratuidade garante o acesso dos estudantes a vários cursos na modalidade EaD. Deste modo, é possível adquirir conhecimento e conquistar espaço no mercado de trabalho sem que seja preciso pagar e sem sair de casa.
Os interessados em participar, porém, devem se atentar aos detalhes do processo de inscrição. Cada curso possui seus pré-requisitos, e o candidato deve se certificar de que cumpre os critérios exigidos.
SENAC oferece 46 cursos online gratuitos: requisitos
Em relação aos requisitos, os critérios para acessar os cursos envolvem a seleção por estado, por curso oferecido, disponibilidade de vagas, classificação obtida e a comprovação da documentação exigida atendida.
Neste sentido, o processo de preenchimento de vagas pelos candidatos deve obedecer os critérios de classificação de forma rigorosa. Assim, é essencial preencher todos os formulários dos documentos solicitados, dando “aceite” no final de cada um. Estes formulários são:
- Ficha de inscrição do PSG;
- Autodeclaração de renda;
- Termo de compromisso;
- Termo de matrícula.
Da mesma forma, em relação ao cronograma com as datas de início das inscrições no geral e dos cursos, todas as informações estão disponíveis na guia “Sobre o Curso” de cada item da plataforma. É preciso ter em mente que as vagas ofertadas dependem da disponibilidade dos estados.
Cursos ofertados pelo SENAC
Atualmente, o SENAC está oferecendo apenas cursos livres. É comum que a plataforma também possua opções na modalidade técnica, que ficam disponíveis conforme a demanda. Seja como for, alguns dos materiais ofertados para estudos são:
- Administração de Conflitos;
- Administração do Tempo;
- Agente de Desenvolvimento Socioambiental;
- Agente de Projetos Sociais;
- Aperfeiçoamento ao Atendimento do Turismo Religioso;
- Biossegurança em Esterilização;
- Boas Práticas para Serviços de Alimentação;
- Como Construir um Plano de Comunicação Digital;
- Custos e Formação do Preço de Venda;
- Desenvolvimento de Equipes;
- Endomarketing;
- Ferramentas de Marketing Digital;
- Planejamento Estratégico;
- Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe;
- Tomada de Decisão no Ambiente Organizacional;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Técnicas e Tranças.
Como se inscrever nos cursos do SENAC
Os interessados em preencher as vagas oferecidas pelo SENAC devem acessar o site do Programa Senac de Gratuidade e conferir todas as informações sobre os pré-requisitos.
Feito isso, é necessário checar os cursos ofertados, e então escolher o desejado. Após verificar os requisitos do curso, a carga horária e certificação, o candidato deve clicar em “Inscreva-se”, informando os dados requisitados nos formulários.
Vale lembrar que a certificação dos cursos do SENAC é gratuita. Contudo, para recebê-los, é preciso ter um aproveitamento das aulas igual ou superior a 70% na avaliação final do serviço.