Faetec divulga mais de 26 mil vagas em cursos gratuitos; saiba se inscrever

O cadastro pode ser realizado por meio do site da Fundação até o dia 17 de julho. Seleção é feita por meio de sorteio.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu recentemente inscrições para vagas em cursos gratuitos e de qualificação profissional. São mais de 26 mil vagas, e os interessados podem realizar o cadastro por meio do site da Fundação, até o dia 17 de julho.

Leia também

Os candidatos devem ter no mínimo de 15 a 18 anos para concorrer. A idade mínima varia por conta da formação escolhida, bem como o nível de escolaridade exigido. A seleção é feita por meio de um sorteio público no dia 18 de julho.

As vagas estão distribuídas entre as 80 unidades da Faetec. Já os cursos são das áreas Construção Civil, Industrial, Administrativa e de Educação, Tecnologia, Hospedagem e Hotelaria, entre outras. A duração das aulas é de 20 semanas.

Modalidades oferecidas pela Faetec

Além dos cursos de idiomas de inglês e espanhol, é oferecida formação para profissões como:

  • Operador de computador;
  • Manicure e pedicure;
  • Confeiteiro;
  • Carpinteiro de Obras;
  • Camareira em Meios de Hospedagem;
  • Bartender;
  • Barbeiro;
  • Auxiliar de Lavanderia;
  • Auxiliar de Topografia;
  • Banco de Dados com MYSQL;
  • Auriculoterapia;
  • Assistente Financeiro, entre outras.

De acordo com a Faetec, do total de vagas oferecidas, 1.800 delas são para ensino a distância (EaD), uma parceria com a Fundação Cecierj.

A opção serve para formações como almoxarife, assistente de pessoal, assistente financeiro, operador de computador, agente de sustentabilidade e inovação e assistente de contabilidade. Ao ser aprovado para qualquer uma dessas vagas, o candidato deve enviar a documentação remotamente.

No caso dos selecionados para aulas presenciais, é preciso comparecer à instituição de ensino designada na data em que será estipulada. A lista com todos os cursos e unidades, o cronograma e documentação necessária estão disponíveis na página da Faetec com o edital.

Como realizar a inscrição

A inscrição nos cursos gratuitos Faetec é feita por meio do site da Faetec, na página do edital dos cursos de qualificação profissional. Após ler o edital, é necessário clicar em “Clique aqui para se inscrever 2022”. Feito isso, o candidato será levado ao formulário de inscrição, onde ocorre uma consulta do CPF.

Sobre a Faetec

A Fundação de Apoio à Escola Técnica é responsável por implementar a política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a rede auxilia cerca de 50 mil alunos por ano em 122 unidades de ensino.

As áreas de atuação são no Ensino Técnico de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada e Educação Superior. A Faetec é uma entidade sem fins lucrativos, e está situada na capital do Rio de Janeiro.

Leia também


você pode gostar também

Google oferece 14 cursos online com certificado gratuito; veja as opções

Você sabia que o Google oferece cursos online gratuitos para todas as pessoas que desejam adquirir novos conhecimentos? Veja a lista aqui.

Novo Enem: veja as mudanças previstas para os próximos anos

Novo Enem deverá passar por alterações a partir de 2024. Mudanças atingirão formato da prova, disciplinas, entre outros aspectos.

MEC divulga datas para inscrições no SiSU, Fies e ProUni 2023

Os estudantes que participaram do Enem podem planejar para concorrer às vagas, e ingressar no SiSU, Fies ou ProUni 2023

SENAC abre 33 cursos online e gratuitos; confira as opções

Os 33 cursos online e gratuitos do Senac são para diversas áreas e podem ter pré-requisitos. Confira como se inscrever.

MEC oferece mais de 100 cursos online no país; opções são gratuitas

Aulas acontecem em ambiente totalmente digital e gratuito, para ampliar a oferta a milhares de estudantes em áreas diferentes do conhecimento, como turismo, comunicação e outras.

Gabarito Enem é divulgado pelo Inep; veja como consultar

O Inep divulgou também os cadernos de prova completos com todas as questões aplicadas nesta edição do Enem, tanto impresso, quanto digital