Enem: Inep divulga resultado do pedido de isenção; saiba consultar

Inep já divulgou o resultado do pedido de isenção do Enem 2022 nesta sexta-feira. Ainda haverá prazo para recorrer caso resposta seja negativa.

Os resultados das solicitações do pedido de isenção Enem 2022 foram divulgados nesta sexta-feira, 22 de abril. Os candidatos que não tiverem o pedido aceito pelo Inep ainda poderão recorrer da decisão, no período entre 25 a 29 de abril.

continua depois da publicidade

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela realização do exame, mais de 1,9 milhão de pessoas fizeram a solicitação de isenção.

Resultado do pedido de isenção do Enem 2022

Leia também

O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio foram divulgados ainda nesta sexta-feira, 22 de abril de 2022, pelo Inep.

A taxa de inscrição da última de 2021 do exame custou R$ 85. Os pedidos de isenção foram realizados na Página do Participante, onde estão disponíveis também os resultados.

continua depois da publicidade

A opção estava disponível para:

  • Aqueles que vão concluir o ensino médio em 2022 em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada;
  • Aqueles que possuem renda (por pessoa) igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);
  • Participante em situação de vulnerabilidade social e econômica, por ser membro de família de baixa renda.

Enem 2022: quando será a prova?

A edição do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será aplicada aos participantes nas datas previstas de 13 e 20 de novembro de 2022.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, através do Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada, além de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

continua depois da publicidade

Dessa forma, as instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar os estudantes. Os resultados individuais também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas com convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Por meio desses convênios, há acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Além disso, outros processos de seleção também têm como base a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Leia também

Concursos em sua
cidade