Fies 2022: MEC abre convocação para lista de espera; veja como funciona

O Ministério da Educação abre convocação para lista de espera do Fies 2022. Os candidatos deverão complementar suas informações.

O Ministério da Educação (MEC) abriu convocação para lista de espera do Fies 2022 (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O programa é destinado aos estudantes que desejam ingressar em cursos superiores, desde que possuam avaliação positiva nos processos de seleção.

continua depois da publicidade

Lembrando que as inscrições no Fies 2022 foram aceitas até o dia 15 de março de 2022.

MEC abre convocação para lista de espera do Fies 2022

Leia também

A convocação para lista de espera do Fies 2022 começou no dia 24 de março e irá até a data prevista de 4 de maio de 2022.

Os candidatos pré-selecionados na lista deverão complementar suas informações para a contratação do financiamento por meio do portal do Fies. A seleção será em até três dias úteis após a data da pré-seleção.

continua depois da publicidade

Após isso, os candidatos terão prazo de até cinco dias úteis para validar a documentação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento.

Em seguida, com os documentos validados, o prazo para que os candidatos procurem o banco parceiro do programa para assinatura do contrato é de 10 dias. É importante lembrar que o financiamento possui ainda também um período de inscrições para o segundo semestre.

Categorias do Fies 2022

O programa dispõe de duas categorias de financiamento. A primeira é chamada de Fies, que consiste em empréstimo repassado diretamente do governo federal e, por isso, tem taxa de juros menor.

Já a segunda opção é a P-Fies, ofertada por instituições financeiras com recursos diretos do poder público. Apesar de o valor ser superior à primeira, ela acaba sendo mais em conta que financiamentos usuais oferecidas no mercado.

continua depois da publicidade

O crédito é concedido às famílias com renda de até cinco salários mínimos por mês. Para acessar o financiamento estudantil, os interessados devem:

  • Ter participado de alguma edição do Enem, a partir de 2010;
  • Ter média geral de 450 pontos nas questões objetivas;
  • Não poderá ter zerado a redação.
Leia também

Concursos em sua
cidade