A lista de aprovados do Fies 2022 (Fundo de Financiamento Estudantil) foi divulgada na última sexta-feira (18/03). Os candidatos devem consultar os resultados para saber se foram pré-selecionados para receber o empréstimo. Quem tiver sido aprovado terá até quarta-feira (23/03) para complementar a inscrição.
Esse procedimento consiste em validar as informações e enviar documentos de forma digital ou pessoalmente. Também será necessário confirmar os dados junto ao agente financeiro responsável pela transferência doas valores. Aqueles que não passaram deverão esperar a segunda chamada.
Como consultar a lista de aprovados do Fies 2022
É possível verificar quem conseguiu o financiamento pela internet no site do programa. Para isso, é necessário:
- Abrir o portal;
- Clicar “Entrar com gov.br”;
- Informar CPF e senha cadastrados no gov.br;
- Conferir no perfil do candidato se foi contemplado pelo Fies 2022.
O período para complementação da inscrição de quem passou começou nesta segunda-feira (21/03) e vai até 23 de março de 2022. Caso você não tenha sido aprovado, não se apavore. Seu nome vai automaticamente para a lista de espera e uma nova convocação será feita entre 24 de março e 04 de maio.
O que é o Fies e quem tem direito ao financiamento
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento para o pagamento das mensalidades de universidades privadas. O processo seletivo acontece duas vezes no ano e tem como base a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É possível se inscrever com a pontuação de qualquer edição da prova a partir de 2010.
Não podem receber o empréstimo estudantil quem:
- Já tenha participado do Fies antes;
- Estiver com matricula trancada na faculdade;
- Estiver com dívida aberta no Programa de Crédito Educativo;
- Receba bolsa parcial ou integral do ProUni.
No Fies 2022, foram abertas 66.555 vagas para o primeiro semestre do ano em todo o Brasil. As inscrições ficaram abertas até o dia 15 de março, devido a prorrogação e a lista de aprovados foi liberada no último dia 18. A segunda chamada deve acontecer ainda esta semana.