Fies tem novo calendário; veja quando sai o resultado da chamada única

As inscrições para o primeiro semestre de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram reabertas. Veja novo prazo.

Fies tem novo calendário de atividades. As inscrições, referentes ao primeiro semestre de 2022, foram reabertas pelo período de 24 horas nesta terça-feira (15). A decisão de alterar o cronograma foi tomada após a pasta confirmar a lentidão e interrupções pontuais, durante alguns minutos, no sistema eletrônico do Fies.

continua depois da publicidade

O programa corresponde a um financiamento para estudantes que desejam ingressar em cursos superiores, desde que possuam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil.

Fies tem novo calendário: inscrições foram reabertas

Leia também

As inscrições para o Fies 2022 foram iniciadas no dia 08 e seriam aceitas até a data prevista de 11 de março de 2022, por meio do portal do Fies. Contudo, após prorrogação, elas foram reabertas nesta terça-feira (15) e podem ser realizadas até as 23h59.

Além do novo prazo para novas inscrições, aquelas que já foram efetuadas poderão ser editadas (o candidato terá direito a mudar suas opções de curso, caso queira). Aqueles que fizeram o Enem 2021 como treineiro, no entanto, não terão opção de solicitar o Fies.

continua depois da publicidade

Confira as principais datas atualizadas:

  • Período para realizar inscrições: até as 23h59 do dia 15 de março de 2022;
  • Resultado dos pré-selecionados: previsto para o dia 18 de março de 2022;
  • Complementação para inscrição: entre os dias 21 a 23 de março de 2022;
  • Convocação lista de espera: período de 24 de março a 04 de maio de 2022.

O financiamento possui ainda uma segunda chamada, além de lista de espera. Além disso, haverá abertura também de um período de inscrições para o segundo semestre.

Quem pode concorrer ao programa?

O programa, agora, oferece duas categorias de financiamento. A primeira, denominada Fies, consiste em crédito repassado diretamente do governo federal e possui custo inferior. A segunda modalidade é a P-Fies, ofertada por instituições financeiras a partir de recursos diretos do poder público.

continua depois da publicidade

Apesar de valor superior à primeira, ela acaba sendo mais barata que financiamentos usuais oferecidas no mercado. O crédito é destinado por quem possui renda familiar de até cinco salários mínimos por mês. Para acessar o empréstimo, os interessados devem:

  • Ter participado do Enem, a partir de 2010;
  • Possuir média geral de 450 pontos nas questões objetivas;
  • Não poderá ter zero na redação.
Leia também

Concursos em sua
cidade