Foi iniciado nesta terça-feira, 8 de março de 2022, o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022 referente ao primeiro semestre. Dessa forma, os estudantes têm até a próxima sexta-feira para se inscrever em, no máximo, três opções de curso em instituições privadas.
O programa, instituído pela Lei nº 13.530 de 7 de dezembro de 2017, oferece financiamento para estudantes que desejam ingressar em cursos superiores, desde que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, pagos pelo Fundo de Financiamento Estudantil.
Inscrições para o Fies 2022 estão abertas
As inscrições para o Fies 2022 foram iniciadas no dia 08 e serão realizadas até a data prevista de 11 de março de 2022, por meio do portal do Fies.
Contudo, quem fez o Enem 2021 como treineiro não terá opção de solicitar o Fies. O edital do programa conta com calendário para aplicação.
Confira as principais datas:
- Período para realizar inscrições: até 11 de março de 2022;
- Resultado dos pré-selecionados: previsto para o dia 15 de março de 2022;
- Complementação para inscrição: entre os dias 16 a 18 de março de 2022;
- Convocação lista de espera: período de 16 de março a 28 de abril de 2022.
Caso o resultado da sua solicitação seja negativo, não se preocupe. O financiamento possui ainda uma segunda chamada e lista de espera. Além disso, haverá período de inscrições para o segundo semestre. O financiamento poderá ser quitado por débito na conta corrente.
Quem pode concorrer ao Fies 2022?
O programa possui novo formato para 2022 e agora oferece duas categorias de financiamento. A primeira, chamada Fies, consiste em crédito direto do governo federal e conta com custo inferior. A segunda possibilidade é a P-Fies, ofertada por instituições financeiras a partir de recursos do poder público.
Apesar de ter valor superior à primeira, ela acaba sendo mais barata que financiamentos usuais oferecidas no mercado. O crédito pode ser solicitado por quem possui renda familiar de até cinco salários mínimos por mês. Para acessar o empréstimo, os interessados devem:
- Ter participado do Enem, em qualquer ano, a partir de 2010;
- Possuir uma média geral de 450 pontos nas questões objetivas;
- Não poderá ter tirado zero na redação.