Quando começa o prazo para renegociar dívidas com o Fies?

Estudantes que possuem dívidas em aberto no Fies terão até o fim de agosto para fazer a renegociação diretamente com o banco.

Quem contratou o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, finalizou o curso da graduação, mas ainda está com a dívida em aberto poderá renegociar os valores. O governo federal informou que o prazo para negociar dívidas com o Fies começa no dia 7 de março de 2022.

continua depois da publicidade

O período para realizar a negociação ficará aberto até o dia 31 de agosto de 2022 e irá beneficiar cerca de 1,3 milhões de pessoas. Todas as regras quanto aos pagamentos foram determinadas por meio da medida provisória (MP) 1090/2021. Conforme o documento, será possível conseguir até 92% de desconto.

Quem pode renegociar as dívidas do Fies?

Leia também

Podem solicitar a negociação do Financiamento aqueles que fizeram o contrato até o segundo semestre de 2017 e possuam parcelas em atraso por mais de 90 dias. As condições para renegociar dívidas com o FIES variam conforme o período em que os valores estão em aberto.

De acordo com dados do governo federal, existem mais de 165 mil estudantes com pendências, em prazos entre 90 e 360 dias, que somam R$ 7,4 bilhões de débitos. Esses débitos podem ser negociados da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • Dividindo o valor em até 150 meses, sem juros;
  • Desconto de 12% do saldo total.

Os demais, que correspondem a mais de 1 milhão de pessoas, têm R$ 35 bilhões de dívidas com o FIES por período superior a 360 dias. Essas pessoas terão acesso a descontos mais altos, podendo parcelar o restante do valor em até 10 vezes. A redução será de:

  • 92% para aqueles que estão inscritos no CadÚnico ou beneficiários do auxílio emergencial;
  • 86,5% para os demais.

Como fazer a renegociação?

O financiamento pode ser solicitado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Dessa forma, a renegociação de dívidas com o FIES deve ser feita junto à instituição financeira que realizou o empréstimo. Veja como proceder:

continua depois da publicidade

Caixa Econômica Federal

  1. Primeiro, acesse o site do banco;
  2. Depois, clique em “Simule a renegociação”;
  3. Digite o número do CPF e selecione “Próximo”;
  4. Confira quais os descontos e parcelas autorizadas para o seu perfil;
  5. Simule as negociações disponíveis e gere um boleto de pagamento.

Banco do Brasil

  1. Acesse o aplicativo do referido banco;
  2. Clique em “Soluções de Dívidas”;
  3. Selecione a opção “Renegociação FIES”;
  4. Confira se você se preenche os critérios estabelecidos;
  5. Depois, verifique quais são as opções de pagamento e escolha a melhor para o seu perfil.
Leia também

Concursos em sua
cidade