Recém-graduados na faculdade que têm dívidas em aberto com o FIES (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) poderão renegociar o pagamento. De acordo com o governo federal, 1,3 milhão de pessoas têm o direito de quitar os valores com condições especiais.
Esses estudantes poderão receber até 92% de desconto conforme cada caso. Alguns também poderão parcelar o débito em até 150 vezes. Todas as normas podem ser vistas na medida provisória (MP) 1090/2021. O texto define que o período para o procedimento vai do dia 07 de março até 31 de agosto de 2022.
Requisitos para renegociação de dívidas com o FIES
Poderão negociar o Financiamento aqueles que fizeram o contrato até o segundo semestre de 2017 e tenham parcelas atrasadas por mais de 90 dias. As condições especiais da renegociação de dívidas com o FIES variam de acordo com o período em que os valores estão em aberto.
Existem 165,2 mil estudantes com pendências por prazos entre 90 e 360 dias, somando R$ 7,4 bilhões de débitos. Esses poderão:
- Dividir o valor em até 150 meses, sem juros;
- Ter desconto de 12% do saldo total.
Os demais, que são mais de 1 milhão de pessoas, têm R$ 35 bilhões de dívidas com o FIES por mais de 360 dias. Essas pessoas terão direito a descontos mais altos, podendo parcelar o restante do valor em até 10 vezes. A redução será de:
- 92% para inscritos no CadÚnico ou beneficiários do auxílio emergencial;
- 86,5% para o público em geral.
Como fazer a renegociação das dívidas com o FIES
O financiamento é disponibilizado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. A renegociação de dívidas com o FIES deve ser feita junto à instituição financeira que realizou o empréstimo. Veja os passos:
Caixa
- Acessar o site do banco;
- Clicar em “Simule a renegociação”;
- Digitar o CPF e clicar em “Próximo”;
- Verificar quais são os descontos e parcelas autorizadas para o seu caso;
- Simular os valores e gerar o boleto de pagamento.
Banco do Brasil
- Entrar no aplicativo do banco;
- Ir em “Soluções de Dívidas”;
- Selecionar “Renegociação FIES”;
- Conferir se você se encaixa nos critérios;
- Verificar quais são as opções de pagamento e escolher a melhor para você.