Você já concluiu o ensino médio, teve uma boa nota no Enem no ano passado e procura uma maneira de entrar para uma renomada universidade pública através de um dos programas do Governo Federal? Está lendo o artigo certo. Se você optou pelo SiSU 2022, confira 6 pontos importantes que você precisa saber na hora de escolher os cursos.
Quem pode se inscrever no SISU 2022?
Se você pretende se inscrever no SiSU ainda no primeiro semestre de 2022, precisa ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021 e não ter zerado a prova de redação.
O candidato precisa ter concluído o ensino médio e comprovar a formatura através do diploma.
O candidato pode disputar quantas vagas?
No SISU 2022, você pode concorrer uma vaga em até dois cursos distintos. Por exemplo, você pode se candidatar para o curso de Direito na UFRJ e, ao mesmo tempo, disputar uma vaga para o curso de Engenharia Elétrica na UFMG.
Dessa forma, quando você fizer a sua inscrição, é necessário informar qual dos dois cursos será a sua primeira opção. O outro curso que não foi escolhido ficará sendo a opção secundária. Mas não é obrigatório a escolha de dois cursos pelo estudante.
O aluno pode ser aprovado nos dois cursos escolhidos?
O candidato que optou pelo SISU 2022 pode ser aprovado em apenas um dos cursos escolhidos. Por isso, é fundamental escolher com bastante critério ambas as opções. A nossa dica aqui é optar por áreas que você tenha afinidade e não somente por causa da baixa concorrência.
Se você for aprovado no curso que escolheu como primeira opção, automaticamente deixa de concorrer no segundo. Por isso, tenha a máxima atenção antes de escolher os dois cursos que pretende disputar uma vaga.
É possível mudar as opções de cursos escolhidas?
Você pode mudar uma ou ambas as opções de cursos que escolheu e a prioridade até a data de encerramento da inscrição. Fica a seu critério. Mas depois que esse prazo termina, o SISU 2022 vai considerar como sendo efetiva a última atualização feita pelo estudante.
Aí não tem mais jeito de mudar. Para evitar transtornos, confira se as opções escolhidas dos cursos são as que realmente você deseja. Mas faça isso um ou dois dias antes da data limite para o término das inscrições.
Como saber se a nota do candidato é suficiente para o curso escolhido?
Essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que pretendem fazer o SISU 2022. O cálculo para a nota de corte começa no início das inscrições. Mas ela pode variar para mais ou para menos, já que tudo depende da quantidade de inscritos para aquele determinado curso.
O aluno pode consultar a nota de corte parcial, bem como a sua colocação em relação aos outros concorrentes. Todas as informações são constantemente atualizadas pelo sistema. Vale destacar que o mesmo curso pode ter notas de corte diferentes, já que determinados fatores são levados em consideração.
Qual é o procedimento para quem não foi aprovado em nenhuma das opções?
Se você não for aprovado em nenhuma das opções escolhidas no SISU 2022, não se desespere. Basta manifestar interesse e inserir o seu nome na lista de espera de um dos cursos previamente escolhidos, já que muitos aprovados acabam desistindo de estudar por diversos motivos.
A partir de 22 de fevereiro até o dia 08 de março de 2022, as chamadas regulares dos aprovados devem acontecer. Caso não sejam preenchidas todas as vagas ofertadas pela universidade, acontece uma segunda chamada. Por isso, fique atento.