O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, está sendo aguardado por muitos brasileiros. Por meio dele é possível garantir diplomas escolares de ensino fundamental ou médio. A seguir, veja regras e confira a data de aplicação das provas do Encceja 2022.
O governo federal divulgou o edital com as regras da nova edição, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela aplicação das provas do Encceja. As avaliações ocorrem no Brasil de forma anual.
Por meio do Encceja, os estudantes que conseguem o diploma de ensino médio podem participar de vestibulares de nível superior, normalmente, e até concorrer em vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e também o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior.
Vale lembrar que antes era possível ter acesso ao diploma de ensino médio apenas prestando a prova do Enem e obtendo a pontuação mínima. Contudo, não há mais essa possibilidade.
Encceja 2022: quais as regras e quem pode participar?
Com base nas regras atuais do Encceja 2022, para participar do exame a pessoa precisa seguir as regras descritas a seguir:
- Para garantir o diploma de nível fundamental: deverá ter, pelo menos, 15 anos de idade e não ter concluído o nível fundamental;
- Para garantir o diploma de nível médio: será preciso ter, pelo menos, 18 anos e não ter o diploma de nível médio.
A participação no Encceja não terá taxa de inscrição.
Calendário Encceja 2022
O calendário para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2022 já foi compartilhado pelo Ministério da Educação. Confira quais são as principais datas do exame:
- Encceja regular: 28 de agosto de 2022;
- Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022;
- Encceja Exterior PPL (para pessoas privadas de liberdade): 19 e 30 de setembro de 2022;
- Encceja PPL (pessoas privadas de liberdade): previstas para os dias 11 e 12 de outubro de 2022.
Demais detalhes podem ser acessados no Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 21 de janeiro de 2022.