O SiSU 2022 (Sistema de Seleção Unificada) abrirá as inscrições nesta terça-feira (15/02). Aqueles que realizaram o Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão escolher duas opções de curso superior. O período para candidatura às universidades ficará até o dia 18 de fevereiro.
Não existe nota mínima para participar da seleção, uma vez que os pontos de corte variam de acordo com a instituição, o curso e a quantidade de inscritos. No entanto, o estudante não pode ter zerado a redação. Ficam impedidos de se candidatar os alunos que fizeram o Exame como treineiros.
Como funciona a inscrição no SiSU 2022
Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, os interessados deverão acessar o site do Sistema, procurar o curso desejado e fazer a inscrição. Cada pessoa pode fazer duas inscrições. A ideia é que se o estudante não passou na primeira opção, ele tenha chances com a segunda.
Durante o período de candidatura no SiSU 2022, os candidatos poderão alterar os cursos selecionados. Isso porque, ao longo do processo seletivo, o ponto de corte pode mudar, fazendo com que a pessoa “perca” aquela vaga.
Todos os dias o Sistema verifica quantos inscritos existem na opção de curso e, considerando a quantidade de vagas oferecidas, define a nota mínima para passar.
- Exemplo: existem 40 vagas para o curso de Direito numa determinada Universidade. Digamos que o ponto de corte inicial é de 500 pontos e mais de 80 pessoas se inscreveram. Dessas, as 40 primeiras têm nota a partir de 550. Então, a menor nota para aprovação sobe para 550 pontos.
Essa variação ocorre uma vez por dia até o prazo final, mostrando para o aluno em que posição ele se encontra. Nesses dias, o candidato pode mudar tanto a primeira como a segunda opção de cursos.
A última escolha é que será considerada como inscrição oficial no SiSU 2022.
Outras dúvidas sobre o SiSU 2022
O processo seletivo oferece vagas em diferentes categorias: ampla concorrência, cotas (alunos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) e outras de acordo com as políticas afirmativas de cada instituição. Sabendo disso, cada estudante só poderá se inscrever dentro de uma única categoria.
Entenda mais sobre o SiSU 2022:
- Posso me inscrever em quantas vagas? É possível selecionar até duas opções de cursos na mesma universidade ou em instituições diferentes;
- Posso ser aprovado nas duas vagas? Não. Apesar da possibilidade de escolher dois cursos, o estudante só será aprovado em uma das opções;
- É possível ser reprovado nas duas opções? Sim. Se a sua nota for inferior ao ponto de corte de ambos os cursos selecionados, você pode ser reprovado nos dois;
- O que fazer em caso de reprovação? Caso você não tenha passado em nenhum dos cursos escolhidos, você poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 22 de fevereiro e 08 de março;
- O que fazer em caso de aprovação? Se você foi aprovado no curso desejado, deverá se matricular junto à instituição de ensino entre os dias 23 de fevereiro e 08 de março.