O sonho de milhares de estudantes que acabaram de concluir o ensino médio é ingressar em uma faculdade e conquistar o aclamado diploma de nível superior. Mas você sabia que a sua nota do Enem 2021 pode te ajudar com essa missão? Confira, em nossa matéria, 5 coisas que você pode fazer com a sua nota.
1. Garantir uma vaga em universidade pública por meio do Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado em 2010 pelo Governo Federal. Através dele, milhares de estudantes são selecionados (de acordo com a nota do Enem 2021) para cursar a graduação em universidades federais e estaduais. O Sisu acontece sempre no primeiro e segundo semestre de cada ano.
Para participar nesse ano, é obrigatório que você tenha feito o Enem em 2021 e não tenha zerado a prova de redação. É com base em sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio, que você pode concorrer a tão sonhada vaga em uma faculdade pública. Quanto maior ela for, maiores serão as chances de ser selecionado.
2. Solicitar financiamento pelo Fies
Já pensou começar 2022 cursando uma graduação em uma universidade particular e começar a pagar só depois da sua formatura? Através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), você pode financiar o valor integral ou parcial do seu curso de graduação.
Se você se interessou em participar, precisa ter nota superior a 450 pontos no Enem 2021 e não ter tirado zero na redação. Além disso, a renda mensal da sua família não deve ultrapassar o valor de 3 salários mínimos vigentes. A vantagem do Fies, é que o estudante pode financiar desde a primeira mensalidade do curso até a última.
E o melhor de tudo: sem a cobrança de juros.
3. Conseguir vaga em universidade particular com o Prouni
O famoso Programa Universidade para Todos (Prouni) também foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de ajudar alunos carentes a entrarem para a universidade. Desde 2004, o Prouni oferta bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) em faculdades particulares de todo o Brasil.
Para participar da iniciativa, você precisa: ter nota do Enem 2021 superior a 450 pontos, não ter zerado a redação, renda mensal familiar de até 3 salários mínimos e ter cursado todo o ensino médio em escola pública estadual ou municipal. Se você foi bolsista em alguma instituição de ensino particular, também pode participar do Prouni.
4. Enem 2021: estudar em outros países
Você sabia que, dependendo da sua nota do Enem 2021, poderá estudar até em outros países? A maioria das universidades portuguesas, por exemplo, aceitam estudantes brasileiros. Pode ser a sua chance de ouro.
Mas não é somente em Portugal que você pode cursar faculdade. França, Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda, também aceitam alunos brasileiros nas cadeiras das suas universidades. É claro que cada uma delas tem as suas exigências que precisam ser cumpridas.
Mas quanto maior for a sua nota no Enem 2021, maiores serão as chances de você ser o contemplado da vez.
5. Obter bolsa de estudos por meio de programas próprios de instituições privadas
Por fim, a nota do Enem 2021 também pode ser usada para obtenção de bolsas de estudos integrais ou parciais em faculdades privadas de todo o Brasil. Dependendo da sua pontuação, você pode estudar sem pagar absolutamente nada em uma bem conceituada instituição de ensino particular. Quanto maior ela for, mais chances você tem de ocupar uma cadeira no curso de graduação da sua escolha.
Basta escolher a faculdade privada do seu interesse e dar uma boa navegada no site dela. Lá, você vai ter acesso a todas as orientações necessárias sobre esse assunto, bem como a lista de documentos e exigências para participar do processo.
O fato é que a sua nota do Enem 2021 pode deixar o seu sonho de ter um diploma de curso superior mais perto do que você imagina.