No dia 15 de fevereiro, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) abrirá a inscrição para milhões de estudantes do país. A plataforma é a principal porta de entrada para universidades públicas. Portanto, veja como funciona a nota de corte do SiSU 2022.
Vale lembrar que o SiSU utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os participantes. Na noite desta quarta-feira (09/10), o Enem divulgou as notas de todos os estudantes. Para conferir, basta entrar no site do exame e fazer seu login.
Sisu: como funciona a nota do corte
De acordo com o Ministério da Educação, dentro do período de inscrição, o candidato pode optar pelo curso que quiser, alterando a qualquer momento sua decisão. No caso, é possível escolher dois cursos diferentes. O sistema dará prioridade ao curso número 1. Mas, caso a nota não seja suficiente, ele automaticamente inclui a pessoa no curso 2.
Então, todos os dias, o próprio SiSU calcula quantas pessoas se registraram nos cursos e quantas vagas cada instituição possui. A nota da última vaga é considerada como a média do dia, sendo a nota de corte. Exemplo: se há 40 vagas, a 40ª melhor nota daquele curso é a nota de corte.
A tendência é que as notas subam com o passar do tempo, pois cada vez mais pessoas estão se registrando. Por isso, é fundamental que o estudante confira todos os dias se está ou não dentro da nota de corte.
As trocas de curso podem ocorrer durante o prazo de inscrição, sendo que a última atualização será considerada como a escolha definitiva do estudante. Caso o candidato esteja dentro da linha de corte quando as inscrições encerrarem, ele terá uma vaga na universidade. Se não estiver, ainda é possível ir para a lista de espera.
Calendário do SiSU
Abaixo, está o calendário do SiSU, com as principais datas:
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro de 2022 (site do SiSU);
- Resultado do Sisu: 22 de fevereiro de 2022;
- Matrícula dos aprovados: 23 de fevereiro a 8 de março de 2022
- Registro na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março de 2022;
- Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março de 2022.