As datas das provas do Encceja 2022 já foram liberadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A avaliação é voltada para as pessoas que desejam conseguir diploma de nível fundamental ou nível médio.
Neste ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos completa 20 anos. Criado em 2022, ele tem como objetivo avaliar aqueles que não conseguiram se formar no tempo adequado.
Calendário Encceja 2022: veja as datas de prova
Quem se inscrever no Encceja 2022 para aplicação regular irá realizar a prova no dia 28 de agosto de 2022, conforme calendário publicado. Além dessa data, o Inep também informou para quando estão marcadas as avaliações para jovens e adultos em outras situações.
A publicação do cronograma foi feita por meio de portaria no Diário Oficial da União no dia 21 de janeiro de 2022. Veja todas as datas de prova definidas:
- Encceja regular: 28 de agosto de 2022;
- Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022;
- Encceja Exterior PPL (pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa): 19 e 30 de setembro de 2022;
- Encceja PPL (pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa): 11 e 12 de outubro de 2022.
Quem pode participar do Encceja 2022
“O Encceja é um exame de inclusão, uma chance para jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. É uma nova oportunidade do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, para esses jovens e adultos conseguirem seus diplomas por meio de um exame nacional”, disse o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro.
De acordo com as regras do Exame, não é cobrada nenhuma taxa de participação e para realizar a prova é preciso:
- Ter idade mínima de 15 anos no caso de quem precisa do diploma de nível fundamental;
- Ter idade mínima de 18 anos no caso de quem precisa de diploma de nível médio.
A prova do Encceja é voltada para analisar os candidatos em todas as áreas de conhecimento/disciplinas de acordo com o grau de escolaridade. Os certificados são entregues para aqueles que atingirem pontuação mínima. Assim, esses poderão ingressar no próximo nível acadêmico.