Fies 2022: edital publicado; saiba concorrer ao financiamento

As inscrições do Fies 2022 para o primeiro semestre acontecerão no início de março. Será possível escolher entre duas modalidades de crédito.

Nesta quinta-feira (19/01), o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital com todas as regras para participação no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O documento tem as informações sobre o primeiro semestre de 2022. O programa é voltado para estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades da faculdade.

continua depois da publicidade

Então, essas pessoas pegam uma espécie de empréstimo para pagar o curso superior e só precisam quitar a dívida após o fim da graduação. O ingresso no Fies é feito a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que, neste ano, deve ser divulgada no dia 11 de fevereiro.

Além do edital do Fies, também foram publicadas as normas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Regras de ingresso no Fies para o primeiro semestre de 2022

O programa assumiu um novo formato, oferecendo duas categorias de financiamento. A primeira, chamada Fies, consiste num crédito vindo diretamente do governo, tendo um custo inferior. A segunda é a P-Fies, ofertada por instituições financeiras a partir de recursos públicos.

continua depois da publicidade

Isso a faz mais barata que financiamentos normais do mercado, mas ainda sim mais cara que a modalidade 1. O crédito é liberado para quem tem renda familiar mensal de até cinco salários mínimos (R$ 6.060 atualmente). Para conseguir o empréstimo, os interessados devem utilizar a nota do Enem:

  • De qualquer edição desde 2010;
  • Ter obtido média geral de 450 pontos nas questões objetivas;
  • Não pode ter zerado a redação.

Quem fez o Enem como treineiro não será considerado pelo Fies. O edital do programa conta com calendário para aplicação. Veja as datas:

continua depois da publicidade
  • Inscrições: 8 a 11 de março de 2022, devendo ser realizada pelo portal do Fies;
  • Resultados dos pré-selecionados: 15 de março de 2022;
  • Complementação da inscrição: 16 a 18 de março de 2022, também no site do programa;
  • Convocação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril de 2022 para quem não estava entre os pré-selecionados.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade