Será que, de fato, não usamos toda a capacidade do cérebro, concurseiro? É bastante provável de você já ter escutado por aí que o ser humano usa apenas 10% desse órgão vital. Por mais que a ideia seja sedutora, muita gente ainda acredita que essa afirmação é verídica.
Por isso, essa matéria vai esclarecer se usamos toda a capacidade do cérebro ou não. Se você é um concurseiro que deseja aprimorar os seus conhecimentos para arrasar nas provas do certame, fique conosco até o fim da leitura.
Usamos toda a capacidade do cérebro?
Vamos começar respondendo a essa pergunta. E a nossa resposta é: sim. De acordo com os Neurocientistas, um ser humano mentalmente saudável usa 100% da sua capacidade cerebral. Ou seja, essa informação de que usamos somente os 10% é errônea, concurseiro. Basicamente, todas funções do nosso organismo precisam obedecer aos estímulos cerebrais.
A respiração, os batimentos cardíacos, as nossas memórias, o funcionamento em perfeita sincronia dos outros órgãos e até mesmo simples ações como abrir e fechar as mãos ou caminhar, exigem muito mais do que apenas 10% do nosso cérebro. Para se ter uma ideia, até enquanto estamos dormindo, ele funciona o tempo todo. Viu como saber se usamos toda a capacidade do cérebro é importante?
Mas todo mundo usa 100% da sua capacidade cerebral?
Sim. O ser humano usa o seu cérebro praticamente 24 horas por dia. Desde as atividades mais simples como tomar água, até às mais complexas como resolver problemas matemáticos, por exemplo, esse órgão é exigido quase em sua totalidade, dependendo da situação.
Mas é conveniente ressaltar que não é porque usamos 100% do nosso cérebro, que também utilizamos toda a nossa capacidade cerebral. Por exemplo, o desempenho do concurseiro na hora de realizar alguma tarefa, por mais simples que seja, está diretamente ligada ao seu nível de atenção.
Mantenha o seu cérebro saudável
Agora que você sabe que usamos toda a capacidade do cérebro, existem determinadas atividades que podem manter esse órgão ainda mais saudável. Lembre-se de que ele precisa ser estimulado o tempo inteiro. Por isso, que tal procurar aprender um outro idioma ou desenvolver uma nova habilidade técnica?