Você alguma vez já se perguntou se é possível criar um mapa mental de Matemática, concurseiro? Não? Essa disciplina é uma das mais cobradas nas provas do Enem e até de concursos públicos em geral. E para ter êxito nela é preciso se valer de uma técnica de memorização que seja eficiente.
Essa matéria vai te explicar como criar um mapa mental de Matemática que pode te fazer assimilar todo o conteúdo exigido pelo edital do concurso. Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura para descobrir.
Como criar um mapa mental de Matemática?
Para criar um mapa mental de Matemática, o concurseiro precisa fazer o seguinte:
- Pegue uma folha de papel ofício em branco e uma caneta.
- Selecione os dados mais relevantes que precisam constar nele. É válido lembrar que não é possível incluir todas as fórmulas, conceitos e regras matemáticas. Seja criterioso e “filtre” somente o básico.
- Coloque todos os dados selecionados em uma sequência lógica que faça sentido e que deixe o seu mapa mental organizado. Lembre-se de que o assunto principal deve estar no centro da folha, combinado?
- Exemplifique os conceitos mais importantes que possam cair nas provas usando um desenho representativo (que faça sentido, tá?) ou alguma frase de efeito.
- Para criar um mapa mental de Matemática, agora é preciso conectar as ideias escritas ao redor do tema principal a ele usando setas indicativas.
- O concurseiro precisa criar pequenas ramificações lógicas que possam dar origem a subtemas e, por consequência, outros assuntos. Lembre-se de que em um mapa mental de Matemática essa tática pode não funcionar para todos os conteúdos dessa disciplina que precisam ser assimilados.
Importante: agora que você sabe como criar um mapa mental de Matemática, é válido dizer que o excesso de cálculos e fórmulas pode gerar muita poluição visual. Caso o concurseiro se depare com muitas informações desorganizadas e escritas em todos os cantos da folha, ele pode ficar confuso. Dessa forma, seja comedido na hora de incluir, figuras, desenhos e cálculos.