Ultimamente é crescente a preocupação de jovens em fazer algum curso de graduação, a fim de garantir melhores posições no mercado de trabalho. A oferta maior de concursos públicos, portanto, também pressiona os estudantes, que se sentem na obrigação de passar em alguma prova.
Dentre os vários diplomas para se conseguir, existe a possibilidade do diploma de algum curso na modalidade de tecnólogo. Esse diploma de graduação levanta dúvidas se pode ter validade em concursos públicos de nível superior.
Todavia, com a crescente oferta de vagas em concursos públicos de nível superior, qualquer concurseiro que tenha um diploma não quer ficar de fora de nenhuma oportunidade para conseguir o seu emprego.
Diploma de tecnólogo pode ser usado em concursos públicos?
O diploma de tecnólogo tem validade de um curso de graduação, portanto ele tem validade para candidatos que desejarem participar de concursos públicos de nível superior, além de cursos de especialização e de pós-graduação.
Inicialmente, muitas pessoas escolhem o curso de tecnólogo por conta da rapidez com a qual conseguem ingressar na vida profissional. Sendo assim, cursos de tecnólogos representam 16% da oferta de graduação no Brasil.
Os formados em algum curso de tecnólogo têm direito a receber diploma de graduação, assim como podem fazer cursos de especialização, de mestrado e de doutorado, bem como participar de concursos públicos.
Esse tipo de curso tecnológico existe no Brasil desde a década de 1960. Recentemente, o número de procura aumentou e, entre 2002 e 2008, a procura de alunos por cursos de tecnólogos cresceu de 81,3 mil para 421 mil.
Entre os cursos mais procurados, estão os de gastronomia, de automação industrial, de análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos. O salário inicial de um tecnólogo gira em torno de R$ 2 mil.
O que é um tecnólogo?
Tecnólogo é alguém formado em um curso superior de tecnologia, graduação que possui o mesmo peso de um título de bacharel ou de licenciatura. Dessa forma, o tecnólogo é devidamente certificado, com seu diploma considerado de grau superior.
Os tecnólogos podem concorrer às vagas de concursos públicos e de emprego em geral que requisitem a qualificação de nível superior no currículo. Certames que tenham no edital o requisito de diploma de nível superior pode ser destinado a pessoas com diploma de tecnólogo.
Estudantes que desejam ingressar em alguma pós-graduação podem fazê-lo sem ter que seguir a mesma área de formação, inclusive. Dessa forma, ter um diploma de tecnólogo não é nenhum empecilho para quem se formou em Gastronomia, mas que deseja estudar outra área do conhecimento, como Nutrição.
Os cursos de tecnologia
Os cursos de Tecnólogo foram criados para suprir algumas demandas do mercado de trabalho de forma rápida. A grade curricular desses cursos geralmente possui disciplinas práticas, com carga horária que conta com estágios e aulas voltadas para as necessidades de cada disciplina.
Dentre as opções de cursos, existem alguns com maior procura, como é o caso dos cursos de Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão Pública, Gastronomia, Gestão Ambiental, entre outros.